Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/774
Título: | Nos circuitos da história: mulheres e identidades na educação em cabo verde e a produção da cartilha: a participação das mulheres na construção da história de Cabo Verde |
Autor(es): | Carvalho, Gleiciane Brandão |
Data do documento: | 2018-04-10 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | Esse trabalho tem como foco perceber o lugar das mulheres na História de Cabo Verde e a forma como elas têm sido representadas na História ensinada no país. Cabo Verde constitui um dos países africanos com maior abertura para se trabalhar as questões de gênero, no entanto, quando se trata de levar tal conteúdo para os bancos escolares, ainda há muito a ser feito. Foi possível perceber, por meio de textos acadêmicos e pesquisa de campo, a efetiva participação das mulheres nas lutas pela independência do país, realidade que infelizmente ainda não é trabalhada na Educação Básica. Nesse sentido, através da análise dos manuais didáticos e programas das disciplinas, busca-se perceber os conteúdos trabalhados no ensino básico, no sentido de identificar qual o lugar ocupado pelas mulheres no processo de (re) escrita da história do país. Como forma de suprir algumas das lacunas identificadas, o presente trabalho apresentada uma cartilha temática, que visa resgatar a trajetória de algumas mulheres que detiveram uma importante atuação no processo de independência do país. |
Palavras-chave: | Ensino de história Mulheres Cabo Verde Independência |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gleiciane-dissertação.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.