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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/767
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bezerra, Jorge Luís Borges | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T23:33:42Z | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T23:44:19Z | - |
dc.date.available | 2019-09-24T23:33:42Z | - |
dc.date.available | 2019-09-24T23:44:19Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/767 | - |
dc.description | 148 f.Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literaturas) - Universidade de Brasilia, Brasília,DF,2007.Orientador: Prof. Dr. Ricardo Araújo | pt_BR |
dc.description.abstract | As novas tecnologias digitais oriundas da Informática e Cibernética, juntamente com o desenvolvimento no âmbito das ciências biológicas (engenharia genética, biotecnologia, por exemplo) infiltram-se cada vez mais no tecido social configurando o mais recente horizonte do que se vem atualmente convencionando chamar de “cibercultura” e de seus produtos, o ciberespaço, as comunidades virtuais, a realidade virtual e sua simulação em tempo real, a imagem sintética, ciberarte e poesia digital, hipertextual, etc. De acordo com Pierre Lévy, filósofo da informação e das tecnologias comunicacionais, a “virtualização” se apresenta como conceito central que poderia explicar o conjunto das atuais transformações em âmbito de uma ciber-sócio-cultura tecnológica (em prosseguimento a um processo de evolução da espécie humana em resposta a um fenômeno por ele designado de “antropogênese por virtualização”). Com o auxílio de autores como Jean Baudrillard, Eduardo Subirats, Walter Benjamin, Paul Virílio, este trabalho acadêmico busca discutir o alcance e a pertinência da aplicabilidade dos conceitos do virtual e da virtualização como agentes de uma “inteligência coletiva” e do “universal sem totalidade” na condição de principais produtos da tecnociência que se desenvolve contemporaneamente, descritos e argumentados pelo filósofo do neo-iluminismo em questão, a fim de que se discuta seu entendimento da arte enquanto “virtualização da virtualização”. A segunda parte deste trabalho trata da Poesia Visual, desse gênero de poesia experimental, intersemiótica, nascida do vanguardismo poético concretista, do poema processo, semiótico, etc, dos efeitos e alterações em seu modo de produção e em seu potencial expressivo proporcionados pelas novas tecnologias digitais. De uma poesia que, acompanhando o ritmo frenético do surgimento de tecnologias midiáticas, desprende-se da bidimensionalidade da página e se “desterritorializa” pelas redes e dispositivos hipertextuaiss do ciberespaço (de supermercados,também). Recorre para tanto à teorização de autores como Philadelpho Menezes, Jorge Luiz Antônio e Antônio Miranda, dentre outros. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UNB | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Virtual | pt_BR |
dc.subject | Poesia visual | pt_BR |
dc.subject | Poesia digital | pt_BR |
dc.title | Cibercultura e arte 'in vitro' | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
dc.identifier.cdu | T 82-1:004 | - |
Aparece nas coleções: | DOUTORADO EM TEORIA LITERÁRIA E LITERATURAS |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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