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dc.creatorSanti, Enoc Moisés Merino-
dc.date.accessioned2019-09-24T22:07:23Z-
dc.date.available2019-09-24T22:07:23Z-
dc.date.issued2016-09-03-
dc.identifier.citationSANTI, Enoc Moisés Merino. Allpamanda, Kawsaymanda, Jatarishun allampamanda muskuykuna tuparishka. Por la tierra, por la vida, despertemos confrontación entre visiones sobre el território. 2016. 168f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA - Brasil, 2016. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/763-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/763-
dc.description.abstractIn order to understand why the state denied the right to autonomy and management of territories according to the worldview of each indigenous nationality, which has been and continues to be a source of social conflict, I dove into the magical and diverse world of thoughts, representation and symbols that give meaning to the territory in the indigenous nationality of Ecuador, which in search of a territorial and cultural visibility has reconceptualized their forms of social intercourse and political organization. My investigation, study and analysis camp was the Kichwa nationality, so I went from the city to the jungle, Quito, Puyo and the Pakayaku Clanship, nationality "Kichwa Canelos" or "Kichwa Curaray" were my stops, where I did my fieldwork. This study was conducted between 2015 and 2016. Readings and discussions I had with indigenous leaders from Amazon and Highlands, indigenous students of the Amazon State University and coexistence held in the Pakayaku clanship in order to compare their social and territorial relationship in the contemporary helped me to complete this work. I attempt to discuss not a canonical scientific study with the traditional scheme of research, but, I bring to the stage a descriptive work of the historical process, construction of identity, visions of the territory, the organizational situation and political positioning of the Nationality under study, against his opponent the "National State”-
dc.languagespapt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.subjectNacionalidade Kichwapt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectTerritório Kichwapt_BR
dc.subjectIdentidade - indígenas do equadorpt_BR
dc.subjectEquador - indígenas-
dc.subjectKichwa - nacionalidade indígena - Equador-
dc.subjectnacionalidade indígena Kichwa - Equador-
dc.subjectComunidade de Pakayaku-
dc.subjectKichwa Curaray-
dc.subjectEstado Nacional - Equador-
dc.subjectConflitos territoriais - Equador-
dc.subjectMovimentos indígenas - Equador-
dc.subjectNacionalidad kichwa-
dc.subjectIdentidad - pueblos indígenas del Ecuador-
dc.subjectEcuador - pueblos indígenas-
dc.subjectKichwa - nacionalidad indígena - Ecuador-
dc.subjectNacionalidad indígena kichwa - Ecuador-
dc.subjectComunidad Pakayaku-
dc.subjectConflictos territoriales - Ecuador-
dc.subjectMovimientos indígenas - Ecuador-
dc.subjectKichwa nationality-
dc.subjectKichwa territory-
dc.subjectIdentity - indigenous people of Ecuador-
dc.subjectEcuador - indigenous people-
dc.subjectKichwa indigenous nationality - Ecuador-
dc.subjectNational State - Ecuador-
dc.subjectTerritorial conflicts - Ecuador-
dc.subjectIndigenous movements - Ecuador-
dc.titleAllpamanda, Kawsaymanda, Jatarishun allampamanda muskuykuna tuparishka. Por la tierra, por la vida, despertemos confrontación entre visiones sobre el território.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.cduD 911.37:316.356.4-
dc.creator.IDSANTI, E. M. M.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5334299330275595-
dc.contributor.advisor1Marín, Rosa Elizabeth Acevedo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7509-3884-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0087693866786684-
dc.contributor.referee2Almeida, Alfredo Wagner Berno de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4039-9111-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2485-2147-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596401343987246-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3524115532897588-
dc.description.resumoCom o objetivo de entender por que o Estado nega o direito à autonomia e gestão dos territórios de acordo com a cosmovisao do mundo de cada nacionalidade indígena, o que tem sido e continua a ser uma fonte de conflito social, eu mergulhei no mundo mágico e diversificado de pensamentos, representação e símbolos que dão sentido ao território na nacionalidade indígena Kichwa do Equador, os que em busca de uma visibilidade territorial e cultural reconceitualizaram suas formas de relações sociais e organização política. Meu campo de pesquisa, estudo e análise foi a nacionalidade Kichwa, então eu fui da cidade para a mata. Quito, Puyo e a Comunidade de Pakayaku, da nacionalidade “Kichwa Canelos“ ou “Kichwa Curaray“, onde eu fiz o meu trabalho de campo, foram essas minhas paradas. Este estudo foi realizado entre o 2015 e 2016. As leituras e discussões que tive com lideranças indígenas da amazonia e serra, estudantes da Universidade Estadual da Amazônia e da coexistência realizada na comunidade Pakayaku, a fim de comparar os seus relacionamentos sociais e territoriais na contemporâneidade me ajudaram para culminar esse trabalho. Pretendo trazer para tal discussão, não um estudo científico canônico com o esquema tradicional de pesquisa; eu trago para o palco um trabalho descritivo do processo histórico, construção da identidade, visões do território, situação organizacional e posicionamento político da nacionalidade objeto de estudo frente ao seu antagonista o “Estado nacional“.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CARTOGRAFIA SOCIAL E POLÍTICA DA AMAZÔNIA - PPGCSPApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiência Política-
dc.subject.cnpqAntropologia-
dc.audience.educationlevelOliveira Filho, João Pacheco de-
dc.description.resumenCon el objetivo de entender por qué el Estado niega el derecho a la autonomía y manejo de los territorios de acuerdo a la cosmovisión de cada nacionalidad indígena, lo que ha sido y continúa siendo fuente de conflictos sociales, me zambullí en el mundo mágico y diverso de pensamientos, representación y símbolos que le dan significado al territorio en la nacionalidad indígena Kichwa del Ecuador, que en busca de una visibilidad territorial y cultural ha reconceptualizado sus formas de relación social y de organización política. Mi campo de investigación, estudio y análisis fue la nacionalidad Kichwa, por ello pasé de la ciudad a la selva. Quito, Puyo y la Comunidad de Pakayaku, de la nacionalidad “Kichwa Canelos” o “Kichwa Curaray” fueron mis paradas, donde realicé mi trabajo de campo. Este estudio fue realizado entre el 2015 y 2016. Lecturas y diálogos que mantuve con líderes indígenas de la amazonía y sierra, estudiantes indígenas de la Universidad Estatal Amazónica y la convivencia realizada en la comunidad de Pakayaku con el fin cotejar su relación social y territorial en el contemporáneo me ayudaron a culminar este trabajo. Pretendo traer a discusión, no un estudio científico canónico con el esquema tradicional de investigación, traigo a escena un trabajo descriptivo del proceso histórico, construcción de la identidad, visiones sobre el territorio, la situación organizativa y de posicionamiento político de la nacionalidad objeto de estudio frente a su antagonista el “Estado nacional”.-
Aparece nas coleções:Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia - CCSA - Dissertações

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