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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/666
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Albuquerque, Paulo Rafael Nunes e Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-10T21:39:40Z | - |
dc.date.available | 2019-06-10T21:39:40Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/666 | - |
dc.description | 152 f.Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018.Orientador: Prof. Dr. Eduardo Aurélio Barros Aguiar. | pt_BR |
dc.description.abstract | O concreto é um material de construção civil proveniente da mistura, em proporção adequada, de aglomerantes, agregados, água e por vezes, aditivos. Este material é de grande importância para a construção civil e é um dos mais produzidos no mundo. Para melhorar suas propriedades, podem ser adicionados materiais, como o papel, que também é produzido em larga escala. Assim, sua disponibilidade para a reciclagem e limitação para a quantidade de reciclos torna-o um material viável para uso na construção civil, eliminando a quantidade excessiva de resíduos, integrando um método sustentável de produção. Desse modo, a pesquisa em questão tem o objetivo de avaliar as propriedades do concreto simples padrão e concreto simples adicionado de papel reciclado, incluindo o estudo da viabilidade técnica de uso de blocos em concreto de pavimento intertravado produzidos com concreto adicionado de papel reciclado. O concreto do estudo em questão foi analisado através de ensaios laboratoriais na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Foram realizados 3 estudos. O primeiro utilizou-se de um traço 1:2:3:0,6 com adição de papel triturado em forma de pelotas em quantidades de 5%, 10%, 15% e 20% do volume de cimento. O segundo utilizou-se de um traço 1:2:3:0,45, porém com a porcentagem que obteve os melhores resultados no estudo I, que foi a de 20%. Ambos com confecção de corpos de prova cilíndrico. E por fim, o terceiro estudo, que se utilizou do mesmo traço do estudo 2 e mesma porcentagem de papel, porém com a confecção de blocos de concreto. Os ensaios realizados foram o de resistência à compressão, absorção e consistência. Depois de realizados os ensaios, observou-se que a resistência aumentou a medida que a porcentagem de papel era crescente, a absorção não aumentou significativamente a ponto de afetar na perda da resistência e a consistência foi ideal para a produção dos blocos. Assim, constatou-se que o uso do papel é completamente viável para produção de blocos de concreto de pavimento intertravado, apesar de ainda necessitar de mais estudos para aperfeiçoamento do produto final. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Concreto | pt_BR |
dc.subject | Propriedades | pt_BR |
dc.subject | Papel | pt_BR |
dc.subject | Blocos | pt_BR |
dc.subject | Pavimento | pt_BR |
dc.subject | Concrete | - |
dc.subject | Properties | - |
dc.subject | Paper | - |
dc.subject | Blocks | - |
dc.subject | Pavement | - |
dc.title | Estudo da adição do papel reciclado no concreto para fabricação de blocos em concreto de pavimento intertravado | pt_BR |
dc.title.alternative | Study of the addition of recycled paper to concrete for the manufacture of concrete blocks for interlocking pavement | - |
dc.type | monograph | pt_BR |
dc.identifier.cdu | M 625.821.5 | - |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias |
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