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dc.contributor.authorOliveira, Ingrid Luane Campêlo de-
dc.date.accessioned2019-06-03T21:30:45Z-
dc.date.available2019-06-03T21:30:45Z-
dc.date.issued2018-04-30-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/636-
dc.description129 f.Dissertação (Mestrado em História, Ensino e Narrativas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018.Orientador: Profa. Dra. Ana Lívia Bomfim Vieira.pt_BR
dc.description.abstractPartindo da problemática relação entre religião e setor educacional púbico, propomos neste trabalho uma análise durante a segunda metade do século XIX ao final do século XX sobre o processo de laicização da educação pública do Brasil. Compreendendo a emergência em debatermos sobre a presença de religiosos no cenário político do país mesmo após a estabelecida separação entre Estado e Igreja pela Constituição de 1891, temos por objetivo refletirmos a trajetória de regulamentação política do Ensino Religioso no Brasil através de caminhos políticos e jurídicos tocando em constituições nacionais e outras documentações vigentes que compõem e regulam a legislação do sistema educacional do país atualmente. Seguindo este sentido, a partir do olhar teórico-metodológico do ensino de História e de outras leituras do campo das Ciências Humanas e das Ciências Sociais, preparamos por fim um material de capacitação docente como proposta de formação pedagógica para professores e professoras do Ensino Fundamental II da rede pública com o seguinte título “Religião e educação pública: professor(a), você está preparado(a)?”. Objetivamos a partir disto, trazermos para o centro do debate do então cenário educacional, a importância em refletirmos sobre a presença das mais diversas formas de expressões religiosas no setor público da educação e de que forma isso pode interferir em realidades de intolerâncias no Brasil. Assim, contribuindo para um cotidiano escolar tolerante e consciente de que também é possível e necessário discutirmos as práticas e os discursos religiosos por um viés historicizado em sala de aula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectEducação Públicapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.titleA presença do Ensino Religioso na educação pública do Brasil: construindo um material de capacitação docente como proposta de formação pedagógica entre práticas e discursos religiosos no espaço escolarpt_BR
dc.typedissertationpt_BR
dc.identifier.cduD 93/94:37.014.523(81)-
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

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