Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/636
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Ingrid Luane Campêlo de | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T21:30:45Z | - |
dc.date.available | 2019-06-03T21:30:45Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/636 | - |
dc.description | 129 f.Dissertação (Mestrado em História, Ensino e Narrativas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018.Orientador: Profa. Dra. Ana Lívia Bomfim Vieira. | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo da problemática relação entre religião e setor educacional púbico, propomos neste trabalho uma análise durante a segunda metade do século XIX ao final do século XX sobre o processo de laicização da educação pública do Brasil. Compreendendo a emergência em debatermos sobre a presença de religiosos no cenário político do país mesmo após a estabelecida separação entre Estado e Igreja pela Constituição de 1891, temos por objetivo refletirmos a trajetória de regulamentação política do Ensino Religioso no Brasil através de caminhos políticos e jurídicos tocando em constituições nacionais e outras documentações vigentes que compõem e regulam a legislação do sistema educacional do país atualmente. Seguindo este sentido, a partir do olhar teórico-metodológico do ensino de História e de outras leituras do campo das Ciências Humanas e das Ciências Sociais, preparamos por fim um material de capacitação docente como proposta de formação pedagógica para professores e professoras do Ensino Fundamental II da rede pública com o seguinte título “Religião e educação pública: professor(a), você está preparado(a)?”. Objetivamos a partir disto, trazermos para o centro do debate do então cenário educacional, a importância em refletirmos sobre a presença das mais diversas formas de expressões religiosas no setor público da educação e de que forma isso pode interferir em realidades de intolerâncias no Brasil. Assim, contribuindo para um cotidiano escolar tolerante e consciente de que também é possível e necessário discutirmos as práticas e os discursos religiosos por um viés historicizado em sala de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
dc.subject | Educação Pública | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.title | A presença do Ensino Religioso na educação pública do Brasil: construindo um material de capacitação docente como proposta de formação pedagógica entre práticas e discursos religiosos no espaço escolar | pt_BR |
dc.type | dissertation | pt_BR |
dc.identifier.cdu | D 93/94:37.014.523(81) | - |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
INGRID LUANE CAMPÊLO DE OLIVEIRA.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.