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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/628
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Erikson Carvalho. | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-17T21:29:56Z | - |
dc.date.available | 2019-05-17T21:29:56Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/628 | - |
dc.description | 143 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Orientador: Profa. Dra. Maria Teresinha de Medeiros Coelho. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo realizar a comparação volumétrica e mecânica de misturas asfálticas que tiveram seus agregados selecionados por dois métodos diferentes: uma pelo método tradicional, também chamado de método das tentativas, e a outra pelo Método Bailey, ambas concebidas na dosagem Marshall. Sabe-se da necessidade de se buscar, cada vez mais, alternativas que levem a misturas asfálticas mais resistentes. O Método Bailey é então proposto como alternativa na concepção de um revestimento asfáltico, já que busca o melhor intertravamento entre os agregados da mistura asfáltica, tornando-a mais capaz de suportar os esforços já citados. Para o início do trabalho, buscou-se levantar os conceitos e a teoria necessária para dar base ao estudo de misturas asfálticas e tudo que engloba esse tema. Em seguida, partiu-se para a realização da caracterização, através de procedimentos em laboratório, dos materiais constituintes das misturas asfálticas. Decidiu-se utilizar a faixa B do DNIT para definição da mistura pelo método das tentativas, já para a mistura Bailey, ficou decidido não enquadrar em nenhuma faixa do DNIT, a fim de resultar na mistura exata proposta pelo método. Os corpos de prova foram, então, moldados para diferentes teores de ligante, especificados de acordo com a faixa B do DNIT. Por fim, analisou-se os parâmetros volumétricos de cada mistura, para que fosse possível comparar os resultados das duas misturas e definir um teor ótimo de ligante asfáltico para cada uma. Moldados os corpos de prova para os teores ótimos encontrados, realizou-se os ensaios de Estabilidade e de Resistência à Tração por compressão diametral para comparação dos resultados nas duas misturas, ficando concluído que, apesar de ambas as misturas terem atingido o limite inferior de resistência, a mistura Bailey apresentou valores mais baixos do que a mistura tradicional, o que não era esperado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Mistura asfáltica | - |
dc.subject | Revestimento | - |
dc.subject | Método Bailey | - |
dc.subject | Seleção de agregados | - |
dc.subject | Pavimentação | - |
dc.subject | Dosagem Marshall | - |
dc.subject | Asphalt mix | - |
dc.subject | Coating | - |
dc.subject | Bailey Method | - |
dc.subject | Aggregate selection | - |
dc.subject | Paving | - |
dc.subject | Marshall Dosage | - |
dc.title | Estudo comparativo entre o método Bailey e o método convencional para seleção de agregados para misturas asfálticas densas | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparative study between the Bailey method and the conventional method for selecting aggregates for dense asphalt mixtures | - |
dc.type | monograph | pt_BR |
dc.identifier.cdu | M 625.85 | - |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias |
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