Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5717
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreire, Roseane da Silva Santos-
dc.date.accessioned2025-12-18T13:51:55Z-
dc.date.available2025-12-18-
dc.date.available2025-12-18T13:51:55Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.citationFREIRE, Roseane da Silva Santos. A trajetória estudantil durante o período pandêmico dos alunos do 6º ano do ensino fundamental da escola Unidade Integrada Governador Jose Ribamar Fiquene, em presidente Dutra – MA: uma análise do ensino de leitura e escrita. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa) – Universidade Estadual do Maranhão, Presidente Dutra, MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5717pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5717-
dc.description.abstractThis course completion research aims to analyze the difficulties that are based on campus research and theoretical references that aim to observe the performance of teaching in this pandemic scenario, which they propose to professionals, the methods they use, which they analyze through questions and experiences experienced during the pandemic in the school environment. The pedagogical methods used in teaching production, as well as reflecting on the mediation between what is taught and how it is taught. After all, the purpose of using technological tools is not to transpose content, but to contribute to creative, collaborative and authoring activities. Thus, it is understood that the use of digital platforms has contributed to teaching, but the teaching and learning processes are not so simple to be solved only by technological resources.The new coronavirus pandemic has changed the performance of various sectors around the world, including education, which has caused schools to reinvent their activities, complying with social distancing, as a prevention of the spread of the virus. In the educational sector, emergency remote teaching was implemented, as a possibility of continuing school activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPandemia do Covid-19pt_BR
dc.subjectFerramenta tecnológicapt_BR
dc.subjectRemote learningpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectCovid-19 Pandemicpt_BR
dc.subjectTechnological toolpt_BR
dc.titleA trajetória estudantil durante o período pandêmico dos alunos do 6º ano do ensino fundamental da escola Unidade Integrada Governador Jose Ribamar Fiquene, em presidente Dutra – MA: uma análise do ensino de leitura e escritapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa , Douglas Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3109-8074pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8395184684763190pt_BR
dc.contributor.referee1Lira , Rhusily Rejes da Silva-
dc.contributor.referee2Alves, Jonh Jefferson do Nascimento-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8411-4571pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0746043628153173pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar as dificuldades que se baseia em pesquisa de campo e referenciais teóricos que visa observar o desempenho do ensino nesse cenário pandêmico, as quais propõem, aos profissionais, os métodos que utilizam quais análises por meio de questionamentos e experiências vivenciadas durante a pandemia no âmbito escolar. Os métodos pedagógicos usados na produção de ensino, bem como refletir acerca da mediação entre o que se ensina e como se ensina. Afinal, o objetivo do uso de ferramentas tecnológicas não é transpor conteúdos, mas contribuir para atividades criativas, colaborativas e autorais. Assim, entende-se que o uso das plataformas digitais e educacionais de ensino-aprendizagem tem contribuído para o ensino, porém, os processos de ensinar e aprender não são tão simples de serem resolvidos apenas com os recursos tecnológicos. A pandemia do coronavírus modificou a atuação de diversos setores em todo o mundo, incluindo a área da educação. Isso fez com que as escolas reinventassem as suas atividades, ao cumprir o distanciamento social, como prevenção a disseminação do vírus. No setor educacional, foi implantado o ensino remoto emergencial, como possibilidade de continuação das atividades escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Presidente Dutrapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Presidente Dutra - UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.