Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5675
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Myrna Mota-
dc.date.accessioned2025-12-09T16:35:46Z-
dc.date.available2025-12-09-
dc.date.available2025-12-09T16:35:46Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.citationVIEIRA, Myrna Mota. A poesia marginal como sinal de resistência na década de 70. 2023. 51 f. Monografia ( Curso de Licenciatura em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão, Campus Presidente Dutra-MA. 2023. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5675pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5675-
dc.description.abstractThis work proposes the discussion of marginal poetry as a sign of resistance and social criticism in Brazil, in the 1970s in the face of the dictatorial period, marginal literature begins with Tropicalism, Counterculture and Desbunde: both following the bias of alternative life, leaving aside the conservative system that governed morals and social ethics, sought to guide their way of life in drugs, drinks, sex, slang and the free life model. Colloquial writing, irony, intertextuality, metaphorical language, are characteristics that guide the scope of production and writing of marginal poets, so they are considered marginal because they live on the margins of the publishing system of the 70s, on the constant surveillance of the military government and the censorship present in the midst of artistic productions, we see that poets reinvent themselves through their literature producing them through the mimeograph and distributing them in squares, bars, cinemas and in the most diverse social places. In this perspective, we will make use of bibliographical research and guide our work on the thoughts of: Samira Youssef Campedelli(1985), Glauco Mattoso(1981) and Heloisa Buarque Holanda(1976), with the Anthology 26 Poets Today among other theorists. In this way, we will see how writing becomes a sign of freedom for the poets of the mimeograph generation and how their poetry reached the high levels of society through the production of pamphlets, being one of the most significant movements of literature with regard to circulation in social environmentspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoesia marginalpt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectMarginal poetrypt_BR
dc.subjectCensorshippt_BR
dc.subjectDictatorshippt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.titleA poesia marginal como sinal de resistência na década de 70pt_BR
dc.title.alternativeMarginal poetry as a sign of resistance in the 1970spt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Francísca Fabiana da Conceição-
dc.contributor.referee1Lima , Maria Odete da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1641464263850709pt_BR
dc.contributor.referee2Beserra, Wideglan Marques Sousa-
dc.description.resumoEste trabalho tem como proposta a discussão da poesia marginal como sinal de resistência e crítica social no Brasil, na década de 1970 frente ao período ditatorial, a literatura marginal tem início com o Tropicalismo, Contracultura e Desbunde: ambos seguindo sobre o viés da vida alternativa, deixando de lado o sistema conservador que regia a moral e a ética social, buscavam pautar seu modo de vida nas drogas, bebidas, sexo, gírias e no modelo de vida livre. A escrita coloquial, a ironia, a intertextualidade, a linguagem metaforizada, são características que norteiam o âmbito da produção e escrita dos poetas marginais, assim são considerados marginais por viverem à margem do sistema editorial da década de 70, sobre a constante vigilância do governo militar e a censura presente no meio das produções artísticas, vemos que os poetas se reinventam através de suas literaturas produzindo-as através do mimeógrafo e distribuindo em praças, bares, cinemas e nos mais diversos lugares sociais. Nessa perspectiva, faremos uso da pesquisa bibliográfica e nortearemos nosso trabalho sobre os pensamentos de: Samira Youssef Campedelli(1985), Glauco Mattoso(1981) e Heloisa Buarque Holanda(1976), com a Antologia 26 Poetas Hoje dentre outros teóricos. Dessa forma, veremos como a escrita torna-se um sinal de liberdade para os poetas da geração mimeógrafo e como a suas poesias chegavam aos altos níveis da sociedade por meio da produção de folhetins, sendo um dos movimentos mais significativos da literatura no que diz respeito à circulação nos ambientes sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Presidente Dutrapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Presidente Dutra - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MYRNA MOTA VIEIRA – LETRAS LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA LIT. LING. PRT – UEMA PRESIDENTE DUTRA - 2023 (2).pdfPDF A353.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.