Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5656
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Patrícia de Sousa-
dc.date.accessioned2025-12-01T18:34:00Z-
dc.date.available2025-12-01-
dc.date.available2025-12-01T18:34:00Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Patrícia de Sousa. Análise discursiva da representação da mulher nas músicas de funk: empoderamento ou objetificação?. 2020. 37 f. Monografia (Graduação). Curso de Letras, Universidade Estadual do Maranhão, Presidente Dutra, MA. Ano: 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5656pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5656-
dc.description.abstractThis work focuses on analyzing discourses and interdiscourses propagated to the present day, from the discursive analysis of the representativeness of women in funk music. To do so, we start from the hypothesis that such statements insult the female figure, incite domestic violence, strengthen stereotypes, encourage early erotization and advocate sexual abuse by minors and adults, in addition to contributing to the setback of the struggle for equality of women. genders. Within this context, the purpose of this research is to show how the woman is the target of a sexual objectification process in which her body is trivialized, libidinously. Consequently, it was realized that the ideology presented in the funk songs goes against female empowerment. And to theoretically base this analysis, we used as input texts from the following authors: Ana Caroline Campagnolo (2019); Simone de Beauvoir (2019); Eni Orlandi (2009), Adilson Citelli (2004), Ingo Voese (2004), Mikhail Bakhtin (1979), Michel Foucault (2002), José Luiz Fiorin (2005) and (2008), Teun A. Van Dijk (2008) and (2012)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectObjetificaçãopt_BR
dc.subjectAnalysispt_BR
dc.subjectWomanpt_BR
dc.subjectSpeechpt_BR
dc.subjectObjectificationpt_BR
dc.titleAnálise discursiva da representação da mulher nas músicas de funk: empoderamento ou objetificação?pt_BR
dc.title.alternativeDiscourse analysis of the representation of women in funk music: empowerment or objectification?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, John Jefferson do Nascimento-
dc.description.resumoEste trabalho tem como foco analisar discursos e interdiscursos propagados até os dias atuais, a partir da análise discursiva da representatividade da mulher nas músicas de funk. Para tanto, partimos da hipótese de que tais enunciados insultam a figura feminina, incitam a violência doméstica, fortalecem os estereótipos, estimulam a erotização precoce e fazem apologia ao abuso sexual de menores e adultas, além de contribuem para o retrocesso da luta pela igualdade de gêneros. Dentro desse contexto, a finalidade desta pesquisa é mostra como a mulher é alvo de um processo de objetificação sexual no qual o seu corpo é banalizado, libidinosamente. Por conseguinte, percebeu-se que a ideologia apresentada nas músicas de funk anda na contra mão do empoderamento feminino. E para fundamentar teoricamente essa análise, utilizamos como aporte textos dos seguintes autores: Ana Caroline Campagnolo (2019); Simone de Beauvoir (2019); Eni Orlandi (2009), Adilson Citelli (2004), Ingo Voese (2004), Mikhail Bakhtin (1979), Michel Foucault (2002), José Luiz Fiorin (2005) e (2008), Teun A. Van Dijk (2008) e (2012)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Presidente Dutrapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Presidente Dutra - UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.