Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5653| Título: | Gêneros textuais digitais uma reflexão sobre o ensino da língua portuguesa: construindo e sendo construídos mediante os gêneros discursivos |
| Autor(es): | Nascimento, Maria Patricia Silva do |
| Orientador: | Bezerra, Wildêglan Marques Sousa |
| Membro da Banca: | Alves, John Jefferson do Nascimento |
| Membro da Banca: | Rosendo, Antônia Karine do Nascimento |
| Data do documento: | 2022-07-20 |
| Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
| Resumo: | Atualmente, o mundo está inserido em uma fase de grandes evoluções tecnológicas, proporcionadas principalmente pelo surgimento da internet, e isto exerce uma forte influência na comunicação. O ambiente virtual é flexível e dinâmico e isso se reflete na escrita, o que causa uma série de preocupações e desafios em relação ao ensino da língua tradicional portuguesa. Portanto, o presente estudo teve como objetivo discorrer a respeito da importância dos gêneros textuais digitais no ensino da língua portuguesa, levando em conta o atual cenário social estar fortemente influenciado pelas tecnologias digitais. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, sendo de caráter descritivo com uma abordagem qualitativa. Foram utilizados livros, artigos científicos, teses e dissertações disponíveis na internet, em bases de dados como Periódico CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e Google Acadêmico. A fundamentação teórica deste trabalho consiste nas contribuições de autores como Bakhtin (2006), Marcuschi (2012), Lévy (2005), Rojo (2012), Travaglia (2007), entre outros. Dessa maneira, através desse estudo foi possível entender que os gêneros textuais são mutáveis e se adaptam ao cenário nos quais estão inseridos. Dentro do contexto virtual, foram surgindo diversos tipos de gêneros digitais que trouxeram uma grande contribuição para o ensino da Língua Portuguesa, pois abrange o dinamismo da linguagem nas diferentes esferas da sociedade. |
| Resumo: | Currently, the world is inserted in a phase of great technological developments, mainly provided by the emergence of the Internet, and this exerts a strong influence on communication. The virtual environment is flexible and dynamic and this is reflected in writing, which causes a number of concerns and challenges in relation to the teaching of the traditional Portuguese tongue. Therefore, the present study aimed to discuss the importance of digital textual genres in portuguese language teaching, taking into account the current social scenario being strongly influenced by digital technologies. The methodology used was the bibliographic research, being descriptive with a qualitative approach. Books, scientific articles, theses and dissertations available on the Internet were used in databases such as CAPES Journal (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel), SciELO (Scientific Electronic Library Online) and Google Scholar. The theoretical foundation of this work consists of the contributions of authors such as Bakhtin (2006), Marcuschi (2012), Lévy (2005), Rojo (2012), Travaglia (2007), among others. Thus, through this study it was possible to understand that textual genres are changeable and adapt to the scenario in which they are inserted. Within the virtual context, several types of digital genres were emerging that brought a great contribution to the teaching of the Portuguese language, because it encompasses the dynamism of language in the different spheres of society. |
| Palavras-chave: | Gênero textual digital Internet Hipertexto Digital textual genre Hypertext |
| Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC – MARIA PATRICIA SILVA DO NASCIMENTO – LETRAS LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA LIT. LING. PRT – UEMA PRESIDENTE DUTRA - 2022..pdf | PDF A | 319.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.