Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5637| Título: | Educação antirracista e saberes ancestrais afro-indígenas no ensino de geografia - intervenção pedagógica em Central do Maranhão/MA |
| Título(s) alternativo(s): | Anti-racist education and ancestral Afro-Indigenous knowledge in geography teaching - pedagogical intervention in Central do Maranhão/MA |
| Autor(es): | Soares, Jessiane França |
| Orientador: | Silva, Elisabete de Fatima Farias |
| Membro da Banca: | Souza, José Arilson Xavier de |
| Membro da Banca: | Miguel, Yaisa Domingas de Carvalho |
| Data do documento: | 2025-01-08 |
| Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
| Resumo: | Esta monografia de conclusão de curso aborda a educação geográfica em seu caráter antiracista, a partir da intervenção pedagógica realizada em uma escola pública em Central do Maranhão asociada a outras práticas investigativas quanto aos saberes afro-indígenas locais relacionados ao uso de plantas. Tendo como amparo a Lei 11.645/08 (que amplia a Lei 10.639/03), a qual torna obrigatório o ensino de História e Cultura afro-brasileira e indígena, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (CNE, nº 1/2004). O objetivo geral do estudo aqui apresentado é o de promover a articulção dos conteúdos escolares com os saberes locais quanto ao uso de plantas medicinais na realidade vividos dos estudantes de Central do Maranhão, para promover o pensamento espacial e a postura antiracista. Para tanto, são objetivos específicos: (i) promover a valorização desses saberes que circulam no núcleo familiar pela oralidade e que são, também, base econômica que sustentam os feirantes e; (ii) destacar as relações geográficas presentes desde a dimensão espacial no trato dos quintais e comércio nas feiras, a origem ancestral afro-indígena desses saberes que circula sofrendo preconceitos e, até mesmo a relação sustentável e mais harmoniosa com o ambiente com base nessa cosmopercepção. Valendo-se do método fenomenológico em educação, esta pesquisa qualitativa envolveu os procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico pertinente a temática étnico-racial (legislações, saberes afro-indígenas, educação e ensino de geografia); pesquisa de campo em Central do Maranhão/MA e práticas religiosas no povoado quilombolas enquanto fontes da investigação fenomenológica de saberes locais afro-indígenas e; intervenção pedagógica com uso de metodologias ativas em uma sequência didática de quatro aulas para o 8º e 9º ano na escola pública municipal Valdecy Viana Prazeres. Na intervenção, realizou-se uma sequencia didática de 4 aulas com uso de práticas pedagógicas variadas (questionários para diagnóstico prévio, sala de aula invertida, pesquisa com familiares em casa e apresentação dos resultados da pesquisa pelos estudantes, exibição e debates de vídeos e confecção em grupo de mapas mentais como consolidação da aprendizagem). A oralidade, corporeidade e circularidade são valores afro-indígenas ancestrais e podem ser restabelecidas com práticas pedagógicas variadas aliadas à investigação de saberes locais que constituem as origens e cotidiano de muitos dos/das estudantes de Central do Maranhão, especialmente os quilombolas. Assim, resgatar as fontes primárias de pesquisa em ouvir e ver o outro, associando a escrever, gravar e fotografar estes sujeitos-narrativas proporciona um reposicionamento existencial de pessoas quilombolas, enquanto sujeitos de conhecimento na trama histórica que muito sabem e produzem com seus territórios e lugares vividos. Considera-se, por fim, essa pesquisa como um legado comunitário – que se origina muito antes dessa intervenção, já sonhada no ventre dos ancestrais, e que se prolonga para além dos muros escolares, aliada a luta antirracista onde a educação geográfica de caráter crítico, criativo e emancipatório seja uma prática articulada entre os saberes científicos, os conteúdos escolares e os saberes específicos das comunidades na valorização das identidades étnico-raciais vividas pelos estudantes e moradores de Central do Maranhão. Que o ensino de geografia possa transbordar uma educação geográfica antiracista inspirando relações afetivas, políticas e teórico-práticas que garantam uma educação transformadora. |
| Resumo: | This course conclusion monograph addresses geographic education with an anti-racist character, based on the pedagogical intervention carried out in a public school in Central do Maranhão associated with other investigative practices as well as local Afro-indigenous knowledge related to the use of plants. I have as protection to Law 11.645/08 (which extends to Law 10.639/03), which becomes obligatory or ensino of Afro-Brazilian and indigenous History and Culture, and as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnico-raciais e para o Ensino of History and Culture Afro-Brasileira e Africana (CNE, no. 1/2004). The general objective of the study presented here is to promote the article of two school contents such as local knowledge regarding the use of medicinal plants in the reality lived by two students from Central do Maranhão, to promote spatial thinking and an anti-racist stance. Therefore, there are only specific objectives: (i) promote the valorization of the knowledge that circulates in the family nucleus through orality and that is also the economic base that sustains the workers; (ii) highlight the geographical relationships present from the spatial dimension to the two farms and trade in the fairs, to the Afro-indigenous ancestral origin of the knowledge that circulates based on preconceptions and, at the same time, to the sustainable and more harmonious relationship with the environment based on a cosmoperception . Using the phenomenological method in education, this qualitative research involves the methodological procedures: bibliographic survey relevant to ethnic-racial themes (legislation, Afro-indigenous knowledge, education and geography teaching); field research in Central do Maranhão/MA and religious practices not povoado quilombolas as sources of phenomenological investigation of local Afro-indigenous knowledge; Pedagogical intervention with the use of active methodologies in a didactic sequence of four classrooms for the 8th and 9th grade at the Valdecy Viana Prazeres municipal public school. In the intervention, a didactic sequence of 4 classrooms was carried out with the use of varied pedagogical practices (questionnaires for prior diagnosis, inverted classroom, research with family members at home and presentation of two research results for students, exhibition and debates of videos and preparation in a group of mental maps like consolidation of learning). Orality, corporeality and circularity are ancestral Afro- indigenous values and can be reestablished with varied pedagogical practices allied to the investigation of local knowledge that constitutes the origins and daily life of many students of Central do Maranhão, especially the quilombolas. Thus, rescuing the primary sources of research now and again, associating with recording, recording and photographing these subjects-narratives provides an existential repositioning of quilombolas people, as subjects of knowledge in the historical plot that we very well know and produce with their territories and lived places. Finally, this research is considered as a community legacy – one that originates long before the intervention, has been dreamed of not between two ancestors, and that extends beyond two school walls, allied to anti-racist struggle and geographic education of a critical nature. , creative and emancipatory is a practice articulated between scientific knowledge, School content and specific knowledge of communities in the valorization of ethnic-racial identities lived by students and residents of Central do Maranhão. That the teaching of geography can convey an anti-racist geographic education inspiring emotional, political and theoretical-practical relationships that guarantee a transformative education. |
| Palavras-chave: | Educação antirracista Relações étnico-raciais Educação geográfica Intervenção pedagógica Saberes ancestrais Anti-racist education Ethnic-racial relations Geographical education Pedagogical intervention Ancestral knowledge. |
| Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Geografia - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - JESSIANA FRANÇA SOARES - LICEN. GEOGRAFIA - UEMA CECEN - 2025.pdf | PDF A | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.