Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5615| Título: | As tensões discursivas sobre o ensino de Língua Portuguesa a partir do texto e/ou da gramática no campo educacional |
| Autor(es): | Barroso, Rodrigo Andrade |
| Orientador: | Carneiro, Waltersar José de Mesquita |
| Membro da Banca: | Silva, Antonio Valbert Alves |
| Membro da Banca: | Cavalcante, Vilma Maria Reis |
| Data do documento: | 2025-07-01 |
| Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
| Resumo: | Este trabalho busca compreender as tensões discursivas que atravessam o ensino de Língua Portuguesa, especialmente no que tange à disputa entre a abordagem tradicional a partir da gramática e perspectiva que aborda o ensino a partir do uso da linguagem, no contexto da formação de professores na Universidade Estadual do Maranhão - Campus Bacabal. A pesquisa parte do entendimento de que a linguagem é uma prática social e que os discursos sobre o ensino da língua são posicionamentos argumentativos construídos em um campo de disputas ideológicas, onde memórias escolares, valores institucionais e políticas educacionais se entrelaçam. O estudo fundamenta-se na teoria do interacionismo sociodiscursivo, no conceito de interdiscurso (Maingueneau), no dialogismo de Bakhtin e na argumentatividade no discurso (Fiorin), além da Linguística Aplicada (Moita Lopes). A metodologia adotada foi qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, com entrevistas aplicadas a dois grupos de sujeitos: licenciandos dos primeiros semestres do curso de Letras, representando os ingressantes, e dos últimos semestres, representando os concluintes. As entrevistas foram analisadas com base na Análise da Interação Verbal, considerando as marcas de posicionamento, as relações dialógicas e os efeitos de sentido presentes nas falas. Os resultados revelam que os sujeitos ingressantes tendem a reproduzir o discurso tradicional da gramática normativa, enquanto os concluintes demonstram uma abertura maior para abordagens do texto, ainda que a gramática permaneça como referência. O estudo evidencia a força do discurso gramatical no imaginário docente, a resistência às mudanças propostas pelas diretrizes curriculares, e as contradições que permeiam o campo educacional. Ao analisar os tensionamentos entre essas perspectivas, o trabalho destaca a natureza argumentativa dos discursos, contribuindo para a compreensão dos desafios enfrentados na formação de professores e para a reflexão sobre práticas pedagógicas mais dialógicas e significativas nos estudos da linguagem e no ensino de Língua Portuguesa. |
| Resumo: | This study aims to understand the discursive tensions that permeate the teaching of Portuguese Language, especially regarding the dispute between the traditional grammar-based approach and the perspective that emphasizes teaching through language use, within the context of teacher education at the State University of Maranhão – Bacabal Campus. The research is based on the understanding that language is a social practice and that discourses on language teaching are argumentative positions constructed within a field of ideological disputes, where school memories, institutional values, and educational policies intertwine. The study is grounded in the theory of socio-discursive interactionism, the concept of interdiscourse (Maingueneau), Bakhtin’s dialogism, the notion of argumentation in discourse (Fiorin), and the Applied Linguistics (Moita Lopes). The adopted methodology is qualitative, descriptive, and interpretative in nature, with interviews conducted with two groups of participants: undergraduate students in the early semesters of the Language and Literature program, representing beginners, and those in the final semesters, representing prospective graduates. The interviews were analyzed based on the Analysis of Verbal Interaction, considering markers of positioning, dialogic relations, and the effects of meaning present in the utterances. The results reveal that beginner students tend to reproduce the traditional discourse of normative grammar, while graduating students show greater openness to text-based approaches, although grammar remains a reference point. The study highlights the strength of grammatical discourse in the teaching imaginary, the resistance to changes proposed by curricular guidelines, and the contradictions that permeate the educational field. By analyzing the tensions between these perspectives, the study emphasizes the argumentative nature of discourses, contributing to the understanding of the challenges faced in teacher education and to reflections on more dialogic and meaningful pedagogical practices in language studies and the teaching of Portuguese Language. |
| Palavras-chave: | Argumentação Interdiscurso Linguística aplicada Ensino de Língua Portuguesa Argumentation Interdiscourse Applied Linguistics Teaching Portuguese |
| Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas - CESB UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC- RODRIGO ANDRADE BARROSO - LETRAS INGLÊS - CESB UEMA 2025.pdf | PDF A | 451.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.