Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5610| Título: | Proposta de desenvolvimento da competência argumentativa: os operadores argumentativos |
| Autor(es): | Jacinto, Ana Vitória Lima Gabriela Silva Jacinto |
| Orientador: | Carneiro, Waltersar José de Mesquita |
| Membro da Banca: | Lima, Meirelene Pereira Fróes |
| Membro da Banca: | Tomaz Junior, Francisco Sergio |
| Data do documento: | 2025-07-29 |
| Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar de que forma o ensino dos operadores argumentativos pode contribuir para o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de Bacabal/MA. A motivação para a pesquisa surgiu a partir da constatação dos resultados insatisfatórios obtidos pelo município nas edições de 2021 e 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que permaneceram abaixo das metas estabelecidas pelo estado. Parte-se do pressuposto de que a argumentação é uma habilidade essencial para a formação cidadã e para o sucesso em avaliações externas, sendo os operadores argumentativos elementos fundamentais para a construção da coesão, da clareza e da lógica textual. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e está fundamentada em autores como Irandé Antunes, Ingedore Koch, Luiz Antônio Marcuschi e Mônica Cavalcante, que discutem o papel da linguagem como prática social e a importância do letramento argumentativo. Como proposta de intervenção pedagógica, apresenta-se uma sequência didática voltada ao trabalho com operadores argumentativos, organizada a partir de práticas epilinguísticas e metalinguísticas. A proposta contempla atividades de leitura e análise de textos opinativos, exercícios de preenchimento de lacunas com conectores adequados e produção de carta de opinião. Essas atividades são orientadas pelas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA), com foco no descritor D15 da matriz do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que avalia a capacidade de estabelecer relações lógico-discursivas. Embora não tenha sido aplicada empiricamente, a sequência didática mostra-se promissora para enfrentar as dificuldades de aprendizagem observadas no contexto local, fortalecendo o domínio linguístico, a criticidade e a autonomia argumentativa dos estudantes. |
| Resumo: | This study aims to analyze how the teaching of argumentative operators can contribute to the development of discursive competence among students in the final years of elementary school in the municipal network of Bacabal, Maranhão. The motivation for the research arose from the unsatisfactory results achieved by the municipality in the 2021 and 2023 editions of the Basic Education Development Index (IDEB), which remained below the targets established by the state. It is based on the assumption that argumentation is an essential skill for both citizenship formation and success in external assessments, with argumentative operators playing a fundamental role in building textual cohesion, clarity, and logical organization. The research adopts a qualitative approach and is grounded in theorists such as Irandé Antunes, Ingedore Koch, Luiz Antônio Marcuschi, and Mônica Cavalcante, who discuss language as a social practice and emphasize the importance of argumentative literacy. As a pedagogical intervention, the study presents a didactic sequence focused on argumentative operators, structured through epilinguistic and metalinguistic practices. The proposed activities include the reading and analysis of opinion texts, exercises to complete logical connections with appropriate discourse markers, and the production of an opinion letter. The sequence is aligned with the guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA), with an emphasis on descriptor D15 of the Basic Education Assessment System (SAEB), which assesses students' ability to establish logical-discursive relationships. Although it has not yet been empirically applied, the sequence shows potential to address learning challenges in the local educational context by strengthening students’ linguistic skills, critical thinking, and argumentative autonomy. |
| Palavras-chave: | Argumentação Operadores argumentativos Letramento argumentativo IDEB Ensino de Língua Portuguesa Argumentation Argumentative operators Argumentative literacy IDEB Teaching Portuguese |
| Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas - CESB UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - ANA JACINTO - GABRIELA JACINTO - LETRAS INGLÊS - CESB UEMA 2025.pdf | PDF A | 424.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.