Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/557
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Abreu, Elizete Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-28T20:51:09Z | - |
dc.date.available | 2019-02-28T20:51:09Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/557 | - |
dc.description | 207 f.Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2009.Orientador: Profa. Dra. Edla Eggert. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa constitui um exercício de observar, nas narrativas de cinco mulheres negras, professoras, residentes nas cidades de Caxias e São Luís, ambas situadas no Estado do Maranhão, experiências teórico-metodológicas que possam nortear a prática pedagógica. O foco principal da pesquisa é analisar, nas experiências de vida das mulheres negras, professoras, construtos que possibilitem um caminhar para si, à luz dos pressupostos teóricos de Marie-Christine Josso (2004), que utiliza a narrativa como experiência formadora. Por meio da coleta de suas histórias de vida, tomaram-se como categorias de análise a infância, a escolarização e a formação/atuação profissional em forma de narrativas, objetivando perceber as aprendizagens de formação adquiridas desse período e como influenciam a atuação profissional. Como se utilizaram as abordagens de gênero, com enfoque feminista e de raça, para a análise interpretativa, houve o interesse de sistematizar as narrativas como ferramenta metodológica que se aproxime do método interpretativo proposto por Mannheim (apud WELLER, 2005). Nesse trajeto, buscou-se não apenas coletar as narrrativas das colaboradoras, mas também observar suas expressões a cada detalhe dito, pois entendeu-se que a fala em si possibilitaria compreender o contexto social da época ou, ainda, uma re-leitura que a colaboradora estaria realizando aos olhos de hoje. Foi registrando as expressões evidenciadas em momentos de alegria, tristeza e euforia que se pôde ter uma idéia do que representava aquilo na vida das colaboradoras. São histórias de vida que se bifurcam, mesmo ocorrendo em espaços geográficos e culturais diferenciados, um na capital, outro iniciando na zoan rural, e o último am bairros próximos ao centro de uma pequena cidade, mas as experiências de vida se entrelaçam no que tange ás questões de gênero e de raça. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UNISINOS | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Exclusão | pt_BR |
dc.title | Histórias de vida de mulheres negras, professoras nas cidades de Caxias e São Luís do Maranhão. | pt_BR |
dc.type | dissertation | pt_BR |
dc.identifier.cdu | D 305-055.2 | - |
Aparece nas coleções: | MESTRADO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elizete Santos Abreu.pdf | 16.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.