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dc.contributor.authorAbreu, Elizete Santos-
dc.date.accessioned2019-02-28T20:51:09Z-
dc.date.available2019-02-28T20:51:09Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/557-
dc.description207 f.Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2009.Orientador: Profa. Dra. Edla Eggert.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa constitui um exercício de observar, nas narrativas de cinco mulheres negras, professoras, residentes nas cidades de Caxias e São Luís, ambas situadas no Estado do Maranhão, experiências teórico-metodológicas que possam nortear a prática pedagógica. O foco principal da pesquisa é analisar, nas experiências de vida das mulheres negras, professoras, construtos que possibilitem um caminhar para si, à luz dos pressupostos teóricos de Marie-Christine Josso (2004), que utiliza a narrativa como experiência formadora. Por meio da coleta de suas histórias de vida, tomaram-se como categorias de análise a infância, a escolarização e a formação/atuação profissional em forma de narrativas, objetivando perceber as aprendizagens de formação adquiridas desse período e como influenciam a atuação profissional. Como se utilizaram as abordagens de gênero, com enfoque feminista e de raça, para a análise interpretativa, houve o interesse de sistematizar as narrativas como ferramenta metodológica que se aproxime do método interpretativo proposto por Mannheim (apud WELLER, 2005). Nesse trajeto, buscou-se não apenas coletar as narrrativas das colaboradoras, mas também observar suas expressões a cada detalhe dito, pois entendeu-se que a fala em si possibilitaria compreender o contexto social da época ou, ainda, uma re-leitura que a colaboradora estaria realizando aos olhos de hoje. Foi registrando as expressões evidenciadas em momentos de alegria, tristeza e euforia que se pôde ter uma idéia do que representava aquilo na vida das colaboradoras. São histórias de vida que se bifurcam, mesmo ocorrendo em espaços geográficos e culturais diferenciados, um na capital, outro iniciando na zoan rural, e o último am bairros próximos ao centro de uma pequena cidade, mas as experiências de vida se entrelaçam no que tange ás questões de gênero e de raça.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUNISINOSpt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectExclusãopt_BR
dc.titleHistórias de vida de mulheres negras, professoras nas cidades de Caxias e São Luís do Maranhão.pt_BR
dc.typedissertationpt_BR
dc.identifier.cduD 305-055.2-
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