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Título: O ensino da educação física nas salas de aula de Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Título(s) alternativo(s): Teaching physical education in classrooms for Specialized Educational Support (AEE)
Autor(es): Pereira, Phillipi Santos
Orientador: Sousa, Cândida Josélia de
Membro da Banca: Almeida, Josélia Santos
Membro da Banca: Sousa, Vilmara Alves e
Data do documento: 2025-07-09
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O artigo buscou investigar o ensino da Educação Física no AEE no município de Buriti Bravo – MA, buscando compreender como essa disciplina está sendo desenvolvida om os alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. Pesquisa, de caráter descritivo e abordagem quali-quantitativa, foi realizada com uma professora da rede pública municipal atuante no AEE, na cidade de Buriti Bravo – MA. Os resultados indicaram que a docente possui formação em Pedagogia e especialização em Educação Especial/Inclusiva. Da análise de conteúdo (Bardin, 2016) foi possível estratificar como principais eixos destacados: a infraestrutura deficiente da escola; a quantidade reduzida e ausência de materiais adequados para a realização de atividades; os principais conteúdos aplicados estão voltados para o desenvolvimento da coordenação motora e habilidades sociais, e as estratégias de engajamento são os jogos cooperativos e as atividades lúdicas. Contudo, acredita-se que é essencial a contratação específica de professores de Educação Física para o AEE, como também a melhoria da infraestrutura escolar, o aumento da disponibilidade de recursos didáticos e a ampliação das estratégias pedagógicas, além de investimentos para a formação continuada de professores, a fim de garantir uma educação verdadeiramente inclusiva e eficaz para o público investigado
Resumo: This article aimed to investigate the teaching of Physical Education in the Special Education Program in the city of Buriti Bravo, Maranhão, seeking to understand how this discipline is being developed with students who have special educational needs. This descriptive research, with a qualitative and quantitative approach, was conducted with a teacher from the municipal public school system working in the Special Education Program in the city of Buriti Bravo, Maranhão. The results indicated that the teacher has a degree in Pedagogy and a specialization in Special/Inclusive Education. The content analysis (Bardin, 2016) allowed us to stratify the following main axes highlighted: the school's deficient infrastructure; the reduced quantity and absence of adequate materials for carrying out activities; the main content applied is focused on the development of motor coordination and social skills, and the engagement strategies are cooperative games and playful activities. However, it is believed that it is essential to specifically hire Physical Education teachers for the AEE, as well as to improve school infrastructure, increase the availability of teaching resources and expand pedagogical strategies, in addition to investments in the ongoing training of teachers, in order to guarantee a truly inclusive and effective education for the target audience
Palavras-chave: Educação Física Inclusiva
Estudantes
Desafios
Educação
Inclusive Physical Education
Students
Challenges
Education
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Educação Física – São João dos Patos - UEMA - Monografias

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