Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5538
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Vitor Ferreira-
dc.date.accessioned2025-10-30T18:26:21Z-
dc.date.available2025-10-29-
dc.date.available2025-10-30T18:26:21Z-
dc.date.issued2025-03-24-
dc.identifier.citationNascimento, Vitor Ferreira.A influência da oralidade nas variações linguísticas estudadas na produção textual dos alunos do 1º ano do ensino médio no Centro de Ensino Frei Godofredo Bauerdick- Monografia, Curso de Letras, Uema, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5538-
dc.description.abstractThis study investigates the influence of orality on the linguistic variations present in the textual production of 30 first-year students from class “A” of the morning shift at Centro de Ensino Frei Godofredo Bauerdick, located in Lago da Pedra, Maranhão, Brazil. The research focuses on the approximation between speech and writing, aiming to understand how regional linguistic phenomena—such as the deletion of the final /r/, diphthongization, and monophthongization—manifest in students’ school writing. Accordingly, the central research question guiding this work is: How can linguistic variations influence the writing of first-year high school students at C. E. Frei Godofredo Bauerdick? To address this question, cognitive and psychological factors that affect the transition from orality to writing were discussed, highlighting the need to develop metalinguistic awareness and reading habits for the enhancement of writing competence. A quantitative and qualitative analysis of the linguistic variations found in students’ textual productions in the chronicle genre was conducted, with emphasis on the deletion of the final /r/, followed by diphthongization and monophthongization. These variations were understood as reflections of regional linguistic practices, rather than as deviations from the standard norm. It was found that orality can both interfere with writing and enrich students' linguistic repertoire when approached critically and in context. The study reinforces the importance of pedagogical practices that value linguistic diversity in the teaching of Portuguese. The main authors referenced include: Bagno (2007), Marcuschi (2001) in chapter 2; Fiorin (2003), Bagno (2007), Bezerra & Rocha (2006) in chapter 3; Travaglia (2002) in chapter 4; William Labov (2008 [1972]) in chapter 5.1; Lima (2015), Soares (2017) in chapter 5.2; Bagno (2007), Marcuschi (2001) in chapter 5.4; Marconi & Lakatos (2003) in chapter 6; Bogdan & Biklen (1994) in chapters 6 and 7; Bezerra & Rocha (2006), Marroquim (1996), Travaglia (2002) in chapters 7, 7.1, and 7.2; and the Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) in chapter 8.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectfalapt_BR
dc.subjectescritapt_BR
dc.subjectapagamento do rpt_BR
dc.subjectDitongaçãopt_BR
dc.subjectmonotongaçãopt_BR
dc.subjecthe speakspt_BR
dc.subjectdeletion of rpt_BR
dc.subjectwritingpt_BR
dc.subjectDiphthongizationpt_BR
dc.titleA influência da oralidade nas variações linguísticas estudadas na produção textual dos alunos do 1º ano do ensino médio no Centro de Ensino Frei Godofredo Bauerdickpt_BR
dc.title.alternativeThe influence of orality on the linguistic variations studied in the textual production of 1st-year high school students at the Frei Godofredo Bauerdick Teaching Center.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID2403686456169064pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2403686456169064pt_BR
dc.contributor.advisor1Bessa, Waldemberg Araujo-
dc.contributor.advisor1ID3964875203121186pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3964875203121186pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Ynnara Soares Reis-
dc.contributor.referee1ID0972923671152534pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0972923671152534pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Sabrina Monique Ribeiro-
dc.contributor.referee2ID7384249581873032pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7384249581873032pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investiga a influência da oralidade nas variações linguísticas presentes na produção textual de 30 alunos do 1º ano “A” do Ensino Médio matutino do Centro de Ensino Frei Godofredo Bauerdick, localizado em Lago da Pedra, Maranhão. A pesquisa foca na aproximação entre fala e escrita, e busca compreender como fenômenos linguísticos regionais, como o “apagamento do “r” em posição final, a ditongação e a monotongação”, se manifestam nas produções escolares. Sendo assim, a pergunta a qual este trabalho é pautado é: De que maneira as variações linguísticas podem influenciar na escrita dos alunos do 1° ano do ensino médio no C. E. Frei Godofredo Bauerdick? Para sanar esta questão, foram discutidos fatores cognitivos e psicológicos que influenciam o processo de transição da oralidade para a escrita, destacando a necessidade do desenvolvimento da consciência metalinguística e do hábito de leitura para a formação da competência escritora. Foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa das variações linguísticas presentes nas produções textuais no gênero crônica dos alunos, com destaque para o apagamento do “r”, seguido pela ditongação e pela monotongação. As variações foram compreendidas como reflexos das práticas linguísticas regionais, e não como desvios da norma. Constatou-se que ainda que a influência da oralidade pode tanto interferir na escrita quanto contribuir para a ampliação do repertório linguístico, quando abordada de forma crítica e contextualizada. O estudo reforça a importância de práticas pedagógicas que valorizem a diversidade linguística no ensino da língua portuguesa. Tivemos como principais autores: Bagno (2007), Marcuschi (2001) no capítulo 2; Fiorin (2003), Bagno (2007), Bezerra & Rocha (2006) no capítulo 3; Travaglia (2002), no capítulo 4; William Labov (2008 [1972]), no capítulo 5.1; Lima (2015), Soares (2017), no capitulo 5.2; Bagno (2007), Marcuschi (2001), no capítulo 5.4; Marconi & Lakatos (2003), no capítulo 6; Bogdan & Biklen (1994), nos capítulos 6 e 7; Bezerra & Rocha (2006), Marroquim (1996), Travaglia (2002), no capítulo 7, 7.1 e 7.2; Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), no capítulo 8.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Lago da Pedrapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Lago da Pedra UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VITOR FERREIRA NASCIMENTO CURSO DE LETRAS CELP UEMA 2025 (1).pdfPDF-A6.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.