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Título: Lei Lucas: análise do conhecimento teórico-prático em primeiros socorros entre professores das séries iniciais de uma Instituição Escolar
Título(s) alternativo(s): Lucas Law: Analysis of theoretical and practical knowledge in first aid among teachers of the initial grades of a school institution
Autor(es): Santos, Rayane Katlen dos
Orientador: Lemos, Matheus Henrique da Silva
Membro da Banca: Santos, Charlles Nonato da Cunha
Membro da Banca: Costa, Larissa de Menezes
Data do documento: 2025-07-11
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O Suporte Básico de Vida (SBV) é crucial para manter vítimas estáveis em situações de emergência até a chegada de socorro especializado, mas sua prática ainda é limitada entre leigos. Para suprir a falta de preparo nas escolas, a Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018) impõe a obrigatoriedade de treinamento em primeiros socorros (PS) para os profissionais da educação, visando evitar maiores complicações. Como o ambiente escolar é propenso a ocorrências que podem comprometer a segurança dos alunos, a preparação dos educadores é essencial, garantindo proteção e a capacidade de resposta eficiente em momentos de emergência, beneficiando toda a comunidade escolar. O Objetivo geral do estudo foi avaliar o nível de conhecimento em primeiros socorros dos professores dos anos iniciais em uma unidade escolar localizada em um município do interior do estado do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada em três etapas, com questionários antes e após um treinamento em primeiros socorros, aplicado aos professores do Colégio Diocesano de Coroatá – Dom Reinaldo Pünder. Incluindo 22 professores de ambos os sexos que atuam há mais de um ano em atividades docentes em instituições públicas ou privadas, especificamente nas turmas de ensino fundamental dos anos iniciais, que correspondem do 1º ao 5º ano. Os dados obtidos foram analisados manualmente, a fim de verificar possíveis danos à sua integridade física ou qualquer fator que comprometesse a leitura das informações. Posteriormente, foram tabulados, em formato digital, por meio do software Microsoft Excel, versão 2021. Os resultados evidenciaram que os professores participantes, apesar da sólida formação e longa experiência na área educacional, demonstram fragilidade quanto ao conhecimento e capacitação em primeiros socorros. A ausência de treinamentos nas instituições e o desconhecimento da Lei Lucas são evidentes. Situações de urgência são frequentemente presenciadas, mas as reações são marcadas por insegurança e nervosismo. Após a capacitação, observou-se melhora significativa nas condutas frente a emergências escolares. Evidenciando também a necessidade de infraestrutura mínima, como kits de primeiros socorros acessíveis. Conclui-se que, há urgência de capacitar profissionais da educação para agir diante de emergências escolares. A pesquisa, pioneira na região, evidencia a importância da Lei nº 13.722/2018 e a necessidade de capacitações que sejam contínuas. Destaca-se ainda o papel das instituições e gestores na promoção de políticas de segurança escolar, recomendando-se, portanto, a ampliação dos estudos e a garantia de recursos adequados para uma educação segura e integrada
Resumo: Basic Life Support (BLS) is crucial to keep victims stable in emergency situations until specialized help arrives, but its practice is still limited among laypeople. To address the lack of preparation in schools, the Lucas Law (Law No. 13,722/2018) imposes mandatory first aid (PH) training for education professionals, aiming to avoid further complications. Since the school environment is prone to occurrences that can compromise student safety, the preparation of educators is essential, ensuring protection and the ability to respond efficiently in times of emergency, benefiting the entire school community. The general objective of the study was to assess the level of first aid knowledge of early grade teachers in a school unit located in a municipality in the interior of the state of Maranhão. This is an action research, carried out in three stages, with questionnaires before and after first aid training, applied to teachers at the Diocesan College of Coroatá – Dom Reinaldo Pünder. Including 22 teachers of both sexes who have been working for more than a year in teaching activities in public or private institutions, specifically in elementary school classes in the initial years, which correspond to the 1st to 5th grade. The data obtained were analyzed manually in order to verify possible damage to their physical integrity or any factor that compromised the reading of the information. Subsequently, they were tabulated in digital format using Microsoft Excel software, version 2021. The results showed that the participating teachers, despite their solid training and long experience in the educational field, demonstrate weaknesses in terms of knowledge and training in first aid. The lack of training in the institutions and the lack of knowledge of the Lucas Law are evident. Emergency situations are frequently witnessed, but reactions are marked by insecurity and nervousness. After the training, a significant improvement was observed in behaviors when faced with school emergencies. Also highlighting the need for minimum infrastructure, such as accessible first aid kits. It is concluded that there is an urgent need to train education professionals to act in the face of school emergencies. The research, a pioneer in the region, highlights the importance of Law No. 13,722/2018 and the need for ongoing training. The role of institutions and managers in promoting school safety policies is also highlighted, and it is therefore recommended that studies be expanded and adequate resources be guaranteed for safe and integrated education
Palavras-chave: Primeiros socorros
Lei Lucas
Capacitação de professores
First aid
Lucas Law
Teacher training
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CAMPUS Coroatá - UEMA - Monografias

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