Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5533Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Artenise Alencar | - | 
| dc.creator | Lopes, Milena Alves | - | 
| dc.date.accessioned | 2025-10-30T17:28:33Z | - | 
| dc.date.available | 2025-10-30 | - | 
| dc.date.available | 2025-10-30T17:28:33Z | - | 
| dc.date.issued | 2025-03-24 | - | 
| dc.identifier.citation | Santos, Artenise Alencar; Lopes, Milena Alves.Juventude e criminalidade: uma proposta pedagógica de intervenção educacional em Lago da Pedra-MA inspirada na obra Capitães da Areia de Jorge Amado. Monografia, Ciências Biologicas,2025. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5533 | - | 
| dc.description.abstract | This work aims to analyze the relationship between youth and crime in the municipality of Lago da Pedra, Maranhão, and compare it to other contemporary realities, based on a reflection inspired by the work "Capitães da Areia" (Captains of the Sands), by Jorge Amado. Based on a theoretical approach based on Foucault (1987), Hirschi (1969), Rutter (2000), Assis (2009), Cândido (1989), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2014), and Durkheim (2019), among others, we seek to understand how social exclusion, poverty, and lack of access to education contribute to the increase in juvenile crime. We propose an educational intervention that, through literature, stimulates critical reflection and the construction of social alternatives for young people in vulnerable situations. The proposal aims to promote inclusion, belonging, and the construction of new perspectives on life, using literature as a tool for critical reflection and social transformation. This initiative, by combining the study of juvenile crime with a pedagogical intervention based on literature, represents a concrete action to address the social inequalities that affect vulnerable youth. Through a critical analysis of the book "Capitães da Areia," it will be possible to understand that social exclusion, poverty, and the lack of effective educational policies are directly related to the increase in youth crime. In this context, literature presents itself as a tool for awakening critical reflection, capable of stimulating a sense of belonging in young people, expanding their social awareness, and fostering the development of new perspectives on life. The proposal, therefore, reaffirms the importance of education as a transformative practice, highlighting the role of schools and culture in breaking cycles of marginalization and promoting citizenship and social inclusion. Keywords: Captains of the Sands. Criminality. Pedagogical Proposal. Intervention. Literature. | pt_BR | 
| dc.language | por | pt_BR | 
| dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.subject | Capitães da Areia. | pt_BR | 
| dc.subject | Criminalidade. | pt_BR | 
| dc.subject | Proposta Pedagógica | pt_BR | 
| dc.subject | Intervenção. | pt_BR | 
| dc.subject | Literatura. | pt_BR | 
| dc.subject | Literature. | pt_BR | 
| dc.subject | Captains of the Sands. | pt_BR | 
| dc.subject | Crime | pt_BR | 
| dc.subject | Educational Proposal | pt_BR | 
| dc.subject | intervention | pt_BR | 
| dc.title | Juventude e criminalidade: uma proposta pedagógica de intervenção educacional em Lago da Pedra-MA inspirada na obra Capitães da Areia de Jorge Amado | pt_BR | 
| dc.title.alternative | Youth and crime: a pedagogical proposal for educational intervention in Lago da Pedra-MA inspired by Jorge Amado's work *Captains of the Sands*. | pt_BR | 
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR | 
| dc.contributor.advisor1 | Vasconcelos , Francisca de Sousa | - | 
| dc.contributor.advisor1ID | 6209632097999823 | pt_BR | 
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6209632097999823 | pt_BR | 
| dc.contributor.referee1 | Brito, Dayse Gabriely Machado | - | 
| dc.contributor.referee1ID | 3087002341430287 | pt_BR | 
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3087002341430287 | pt_BR | 
| dc.contributor.referee2 | Bessa, Waldemberg Araujo | - | 
| dc.contributor.referee2ID | 3964875203121186 | pt_BR | 
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3964875203121186 | pt_BR | 
| dc.description.resumo | Este trabalho pretende analisar a relação entre juventude e criminalidade no município de Lago da Pedra (MA), em comparação com outras realidades contemporâneas, a partir de uma reflexão inspirada na obra Capitães da Areia, de Jorge Amado. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e exploratório, com análise da obra literária em articulação com dados da realidade local. O estudo fundamenta-se em autores como Foucault (1987), Hirschi (1969), Rutter (2000), Assis (2009), Cândido (1989), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2014) e Durkheim (2019), entre outros. Busca-se compreender como a exclusão social, a pobreza e a falta de acesso à educação contribuem para o aumento da criminalidade juvenil. O público-alvo da proposta são adolescentes na faixa etária correspondente ao ensino fundamental maior, oriundos de contextos de baixa escolaridade e residentes em bairros menos favorecidos do município. Propõe-se uma intervenção educacional que, por meio da literatura, estimule a reflexão crítica e a construção de alternativas sociais para jovens em situação de vulnerabilidade. A prática da capoeira surge como fator decisivo na proposta de intervenção, considerando sua presença significativa também na obra Capitães da Areia, na qual os personagens encontram, por meio dessa expressão cultural, amadurecimento, resistência e desenvolvimento pessoal. A iniciativa visa promover inclusão, pertencimento e a construção de novas perspectivas de vida, utilizando a literatura como ferramenta de reflexão crítica e transformação social. Essa abordagem representa uma ação concreta de enfrentamento às desigualdades que afetam a juventude. Por meio da análise da obra literária e do contato com práticas culturais significativas, como a capoeira, busca-se despertar a consciência crítica, fortalecer o sentimento de pertencimento e favorecer a ruptura de ciclos de marginalização, valorizando o papel da escola, da arte e da cultura na promoção da cidadania e da inclusão social. | pt_BR | 
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR | 
| dc.publisher.department | Campus Lago da Pedra | pt_BR | 
| dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | Ciencias Biologicas | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Lago da Pedra UEMA - Monografias | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC ARTENISE ALENCAR SANTOS CURSO DE LETRAS CELP UEMA 2025.pdf | PDF-A | 3.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

