Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5517Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Francilene Melo da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-29T17:57:33Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-29 | - |
| dc.date.available | 2025-10-29T17:57:33Z | - |
| dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
| dc.identifier.citation | Silva, Francilene Melo da. Neologismo por empréstimo na comunidade gamer: uma análise de termos populares nas redes sociais- Monografia , Ciências Biológicas ,2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5517 | - |
| dc.description.abstract | This monograph investigates the formation of neologisms borrowed from the gamer community and used on social networks, focusing on the linguistic processes involved in this lexical incorporation. The main objective is to understand how these terms, most of which originate in English, are formed and used in the digital context, analyzing the ways in which they are adapted to the Portuguese language. The theoretical basis is based on authors such as Alves (2004), Castells (2008), Ferrarezi Jr (2008) and Garcez and Zilles (2001), who discuss neologism, the borrowing of words and the dynamics of communication on social networks. The methodology adopted is qualitative-quantitative, combining a qualitative analysis, focused on the meaning and contextual use of the terms, with a quantitative analysis that evaluates the frequency of occurrence of these neologisms on platforms such as Instagram, TikTok, YouTube and X (formerly Twitter). Data collection includes posts, comments, captions and other forms of interaction that feature terms from the gamer community, analyzing their origin, literal meaning, specific use and processes of morphological, graphic or semantic adaptation. The study also considers cultural and technological factors that influence the adoption of these terms, confirming the active role of the gamer community in the creation and diffusion of linguistic expressions. The results show how the Portuguese language adapts and incorporates elements of other languages from specific cultural contexts, such as electronic games, encouraging reflections on the influence of digital culture on the processes of lexical creation and highlighting the importance of games and social networks in the current dynamics of language. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Neologismos | pt_BR |
| dc.subject | Estrangeirismo; | pt_BR |
| dc.subject | Comunidade Gamer | pt_BR |
| dc.subject | Redes Sociais. | pt_BR |
| dc.subject | Social media. | pt_BR |
| dc.subject | Foreignism; | pt_BR |
| dc.subject | Gamer Community | pt_BR |
| dc.subject | Neologisms; | pt_BR |
| dc.title | Neologismo por empréstimo na comunidade gamer: uma análise de termos populares nas redes sociais | pt_BR |
| dc.title.alternative | Neologism borrowing in the gaming community: an analysis of popular terms on social media | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.ID | 1573184544187156 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1573184544187156 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lopes, João Vitor Cunha | - |
| dc.contributor.advisor1ID | 1317260177595561 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | ttp://lattes.cnpq.br/1317260177595561 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Bessa, Waldemberg Araújo | - |
| dc.contributor.referee1ID | 3964875203121186 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3964875203121186 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Reis, Ynnara Soares | - |
| dc.contributor.referee2ID | 0972923671152534 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0972923671152534 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta monografia investiga a formação de neologismos por empréstimo originados na comunidade gamer e empregados nas redes sociais, com foco nos processos linguísticos envolvidos nessa incorporação lexical. O objetivo principal é compreender como esses termos, em sua maioria originados da língua inglesa, são formados e utilizados no contexto digital, analisando os modos de adaptação à língua portuguesa. A fundamentação teórica se baseia em autores como Alves (2004), Castells (2008), Ferrarezi Jr (2008) e Garcez e Zilles (2001), que discutem o neologismo, o empréstimo de palavras e a dinâmica comunicativa nas redes sociais. A metodologia adotada é qualiquantitativa, combinando uma análise qualitativa, voltada ao significado e uso contextual dos termos, com uma análise quantitativa que avalia a frequência de ocorrência desses neologismos em plataformas como Instagram, TikTok, YouTube e X (antigo Twitter). A coleta dos dados inclui publicações, comentários, legendas e outras formas de interação que apresentem termos provenientes da comunidade gamer, analisando a origem, significado literais, uso específico e processos de adaptação morfológica, gráfica ou semântica. O estudo também considera fatores culturais e tecnológicos que influenciam a adoção desses termos, confirmando o papel ativo da comunidade gamer na criação e difusão de expressões linguísticas. Os resultados evidenciam como a língua portuguesa se adapta e incorpora elementos de outros idiomas a partir de contextos culturais específicos, como o dos jogos eletrônicos, fomentando reflexões sobre a influência da cultura digital nos processos de criação lexical e destacando a importância dos jogos e das redes sociais na dinâmica atual da língua. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Campus Lago da Pedra | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Ciências Biológicas | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Ciências Biologicas - Lago da Pedra UEMA - Monografias | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC FRANCILENE MELO DA SILVA CIENCIAS BIOLOGICAS CELP UEMA 2025.pdf | PDF-A | 10.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.