Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSanots, Marta Bezerra Lima-
dc.date.accessioned2025-10-29T13:04:20Z-
dc.date.available2025-10-29-
dc.date.available2025-10-29T13:04:20Z-
dc.date.issued2025-03-14-
dc.identifier.citationSanots, Marta Bezerra Lima. A contribuição das mulheres afro-americanas na Nasa: Uma análise decolonial da obra Estrelas Além do Tempo de Margot Lee Shetterly. Monografia , Curso de Letras , 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5507-
dc.description.abstractThis study investigates the contribution of African-American women to NASA, focusing on a decolonial analysis of Margot Lee Shetterly's work Hidden Figures (2016). The general objective is to investigate the fundamental role of these women in the American space race, problematizing the historical invisibility of their contributions through a decolonial perspective. The specific objectives are: to analyze the trajectories of Katherine Johnson, Dorothy Vaughan, and Mary Jackson, highlighting their resistance strategies in the scientific environment; to discuss the relationship between race, gender, and science, highlighting the challenges they faced; and to understand how Shetterly's narrative contributes to the redefinition of the role of black women in the history of science. The theoretical foundation is based on the decolonial theories of authors such as Quijano and Mignolo (2005); Lugones (2008-2012); Spivak (2010); Oyéwumi and Allen (2020); and Ribeiro (2014). Shetterly's work is analyzed as an instrument of denunciation and valorization of subaltern voices, promoting a critical review of the official history told from the perspective of the subaltern. The approach is qualitative and is based on bibliographical research. Books, academic articles and excerpts from the work on the participation of African-American women in science were used. This study seeks to give visibility to the trajectories of black and African-American women who were silenced for centuries, and to encourage critical reflections on the contribution of these women to science and NASA, areas that were occupied mainly by men.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres afro-americanaspt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectNasapt_BR
dc.subjectFeminismo negro;pt_BR
dc.subjectEstrelas Além do Tempo.pt_BR
dc.subjectHidden Figures.pt_BR
dc.subjectAfrican American womenpt_BR
dc.subjectBlack feminism;pt_BR
dc.subjectDecolonialitypt_BR
dc.subjectNasapt_BR
dc.titleA contribuição das mulheres afro-americanas na Nasa: Uma análise decolonial da obra Estrelas Além do Tempo de Margot Lee Shetterlypt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of African American women at NASA: A decolonial analysis of Margot Lee Shetterly's Hidden Figures.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Deyse Gabriely Machado-
dc.contributor.advisor1ID3087002341430287pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3087002341430287pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Francisca de Sousa-
dc.contributor.referee1ID6209632097999823pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6209632097999823pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Aurea Oliveira de Araújo-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objeto de investigação a contribuição das mulheres afroamericanas na NASA, com foco na análise decolonial da obra Estrelas Além do Tempo (2016), de Margot Lee Shetterly. O objetivo geral é investigar o papel fundamental dessas mulheres na corrida espacial americana, problematizando a invisibilidade histórica de suas contribuições por meio de uma perspectiva decolonial. Como objetivos específicos, busca-se: analisar a trajetória de Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, destacando suas estratégias de resistência no ambiente científico; discutir a relação entre raça, gênero e ciência, evidenciando os desafios enfrentados; e compreender como a narrativa de Shetterly contribui para a ressignificação do papel das mulheres negras na história da ciência. A fundamentação teórica apoia-se nas teorias decoloniais de autores como Quijano (2005) e Mignolo (2005); Lugones (2008-2012); Spivak (2010); Oyéwumi e Allen (2020); Ribeiro (2014). A obra de Shetterly é analisada como instrumento de denúncia e valorização das vozes subalternas, promovendo uma revisão crítica da história oficial contada pela visão do subalterno. A abordagem é de caráter qualitativa, e baseiase em pesquisas bibliográficas. Foram utilizados livros, artigos acadêmicos e trechos da obra, sobre a participação de mulheres afro-americanas na ciência. O presente estudo busca dar visibilidade a trajetórias de mulheres negras e afro-americanas que foram silenciadas durante séculos, pretende-se fomentar reflexões críticas acerca da contribuição destas mulheres a ciência e a NASA, áreas que foram ocupadas majoritariamente por homens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Lago da Pedrapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biologicas - Lago da Pedra UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARTA BEZERRA LIMA SANOTS CURSO DE LETRAS CELP, UEMA 2025PDF-A428.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.