Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5506
Título: A disputa de Platão com a poesia homérica na formação do homem grego
Título(s) alternativo(s): Plato's dispute with Homeric poetry in the formation of the Greek man.
Autor(es): Oliveira, Francisco Veriano Gomes de
Orientador: Chagas, Deysielle Costa das
Membro da Banca: Silva Júnior, Francisco Valdério Pereira da
Membro da Banca: Nascimento, Sidnei Francisco do
Data do documento: 2025-07-15
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esta pesquisa investiga a complexa relação entre filosofia e poesia na obra de Platão, com foco na disputa com à tradição poética representada por Homero e na simultânea apropriação de elementos poéticos em seus diálogos. A pesquisa parte do problema central: como Platão, ao mesmo tempo em que critica a poesia por seus efeitos negativos na formação moral do cidadão, recorre a recursos poéticos como instrumento filosófico e pedagógico? Para responder a essa questão, são analisados o diálogo Íon e os livros II, III e X da República. O trabalho adota metodologia bibliográfica, com base em autores clássicos e comentadores contemporâneos, e propõe que a postura de Platão não configura uma rejeição absoluta da poesia, mas uma tentativa de reorientá-la segundo os princípios de sua teoria filosófica: o exercício da razão e a busca pela verdade transcendente. Conclui-se que, em Platão, há uma tensão produtiva entre razão filosófica e fazer poético, na qual a poesia, se disciplinada pela filosofia, pode cumprir função formativa na educação do cidadão
Resumo: This research investigates the complex relationship between philosophy and poetry in the work of Plato, focusing on his dispute with the poetic tradition represented by Homer and his simultaneous appropriation of poetic elements in his dialogues. The central problem guiding the study is: how does Plato, while criticizing poetry for its negative effects on the moral formation of citizens, also employ poetic resources as philosophical and pedagogical tools? To address this question, the dialogue Ion and Books II, III, and X of the Republic are analyzed. The study adopts a bibliographical methodology, based on classical authors and contemporary commentators, and argues that Plato’s stance does not constitute an outright rejection of poetry, but rather an attempt to reorient it according to the principles of his philosophical theory: the exercise of reason and the pursuit of transcendent truth. The conclusion is that, in Plato, there exists a productive tension between philosophical reason and poetic creation, in which poetry—when disciplined by philosophy—can serve an educational role in the moral development of citizens
Palavras-chave: Platão
Poesia
Filosofia
Homero
Formação
Plato
Poetry
Philosophy
Homer
Education
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Filosofia - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FRANCISCO VERIANO GOMES DE OLIVEIRA - CECEN FILOSOFIA LICENCIATURA UEMA 2025.pdfPDF A809.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.