Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5496
Título: Percepção dos alunos do ensino fundamental sobre o Cultivo orgânico: um estudo na escola pública do Povoado Cardoso I Paulo Ramos-MA.
Título(s) alternativo(s): Perception of elementary school students about organic cultivation: a study at the public school in Povoado Cardoso I Paulo Ramos-MA.
Autor(es): Lima, Antonio Ruan Araújo
Orientador: Cordeiro, Wesley Patrício Freire de Sá
Membro da Banca: Lima, Monique Hellen Ribeiro
Membro da Banca: Nascimento, André Luiz Borba do
Data do documento: 2025-01-24
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho investigou a percepção dos alunos do ensino fundamental sobre o cultivo orgânico em uma escola pública localizada no povoado Cardoso I, Paulo Ramos-MA. A pesquisa abordou a importância da agricultura orgânica como um modelo sustentável que visa reduzir os impactos ambientais e promover a produção de alimentos livres de agrotóxicos, destacando seu crescimento global e a relevância para a saúde e a preservação do meio ambiente. De natureza descritiva e exploratória, o estudo foi direcionado a 22 alunos de diferentes turmas do ensino fundamental. Os resultados revelaram que, embora a maioria dos estudantes afirmasse conhecer o conceito de cultivo orgânico, seu entendimento era superficial, evidenciado por inconsistências nas respostas sobre práticas como o uso de defensivos agrícolas e fertilizantes químicos. Apesar disso, os alunos demonstraram disposição para adotar práticas alternativas de cultivo e reconheceram a importância do cultivo orgânico para a preservação ambiental e a saúde humana. A pesquisa também destacou a escassez de abordagens pedagógicas sobre o tema nas aulas, evidenciando a necessidade de integrar a educação ambiental ao currículo escolar. Além disso, a forte associação entre cultivo orgânico e agricultura familiar reflete a realidade sociocultural da região, enquanto o otimismo dos alunos em relação ao crescimento da produção orgânica no Brasil sugere um potencial para a promoção de práticas sustentáveis. Conclui-se que a educação desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e engajados em práticas agrícolas sustentáveis, sendo imprescindível a adoção de estratégias pedagógicas sistemáticas e interdisciplinares voltadas à agricultura orgânica.
Resumo: The present study investigated the perception of elementary school students about organic farming in a public school located in the village of Cardoso I, Paulo Ramos-MA. The research addressed the importance of organic farming as a sustainable model that aims to reduce environmental impacts and promote the production of pesticide-free food, highlighting its global growth and relevance for health and environmental preservation. Of a descriptive and exploratory nature, the study was directed at 22 students from different elementary school classes. The results revealed that, although most students claimed to know the concept of organic farming, their understanding was superficial, evidenced by inconsistencies in responses about practices such as the use of pesticides and chemical fertilizers. Despite this, students showed willingness to adopt alternative farming practices and acknowledged the importance of organic farming for environmental preservation and human health. The research also highlighted the scarcity of pedagogical approaches on the topic in classes, emphasizing the need to integrate environmental education into the school curriculum. Moreover, the strong association between organic farming and family agriculture reflects the sociocultural reality of the region, while the students' optimism regarding the growth of organic production in Brazil suggests a potential for promoting sustainable practices. It is concluded that education plays a fundamental role in the formation of conscious citizens engaged in sustainable agricultural practices, making the adoption of systematic and interdisciplinary pedagogical strategies focused on organic farming essential.
Palavras-chave: Educação ambiental
Agricultura Orgânica
Sustentabilidade.
Environmental education
Organic Agriculture
Sustainability.
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biologicas - Lago da Pedra UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ANTÔNIO RUAN ARAÚJO LIMA CIENCIAS BIOLOGICAS CELP UEMA 2025.pdfPDF-A228.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.