Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5490
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMessias, Mariana de Sousa-
dc.date.accessioned2025-10-21T21:40:13Z-
dc.date.available2025-10-21-
dc.date.available2025-10-21T21:40:13Z-
dc.date.issued2025-02-05-
dc.identifier.citationMESSIAS, Mariana de Sousa. Educação sexual: estudos e possibilidades didáticas a respeito do combate ao abuso sexual infantil na Unidade de Ensino Fundamental Sebastião Moreira Maranhão em Bacabal – MA. 2024. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5490pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5490-
dc.description.abstractThis study discusses sexual education and the fight against child sexual abuse through didactic possibilities in Elementary School I, at U. E. F. Sebastião Moreira Maranhão, in Bacabal - MA. Therefore, this work is bibliographic, exploratory and descriptive, and its analysis is of a qualitative nature, carried out through an open questionnaire applied to educators (Gil, 2002; Gil, 2009; Prodanov and Freitas, 2013). In view of this, the guiding question of the work was: in what way can didactic strategies, with regard to sexual education in the classroom, help in the fight against child sexual abuse? For this research to be successful, the following general objective was produced: to understand sexual education as a bridge for building dialogues about child sexual abuse and the didactic possibilities for its prevention, and more specifically: to verify the importance of sexual education in Elementary School I, to point out the didactic strategies for preventing child sexual abuse and to investigate the role of the school in preventing child sexual abuse. As theoretical references, we have Flores (1994), Caminha (1994), Lima (2012), BNCC (2018), LDBEN (2017), which provide information on the importance and possibilities of implementing sexual education in the classroom, the aspects of prevention and the consequences of child sexual abuse. In view of this, it was verified that there is a need for pedagogical tools for teaching Sexual Education in Elementary School I and the promotion of training for educators on the subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Sexualpt_BR
dc.subjectAbuso Sexualpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt_BR
dc.subjectPossibilidades didáticaspt_BR
dc.subjectEstatuto da Criança e do Adolescentept_BR
dc.subjectSex Educationpt_BR
dc.subjectSexual Abusept_BR
dc.subjectElementary School Ipt_BR
dc.subjectDidactic possibilitiespt_BR
dc.subjectStatute of Children and Adolescentspt_BR
dc.titleEducação sexual: estudos e possibilidades didáticas a respeito do combate ao abuso sexual infantil na Unidade de Ensino Fundamental Sebastião Moreira Maranhão em Bacabal – MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDMESSIAS, M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0320554289289270pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Vilmar Martins da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4906541285596138pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Iriane Tassila Moreira-
dc.contributor.referee1IDSILVA, I. T. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2020678384649115pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Marcos Antonio Fernandes Vasconcelos de-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, M. A. F. V.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0422323479976941pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo discorre sobre a educação sexual e ao combate do abuso sexual infantil por meio de possibilidades didáticas no Ensino Fundamental I, na U. E. F. Sebastião Moreira Maranhão, em Bacabal – MA. Com isso, esse trabalho é bibliográfico, exploratório e descritivo, e a sua análise é de caráter qualitativo, realizado através de um questionário aberto aplicado aos educadores (Gil, 2002; Gil, 2009; Prodanov e Freitas, 2013). Diante disso, a questão norteadora do trabalho foi: de que forma as estratégias didáticas, no que concerne à educação sexual em sala de aula, podem auxiliar no combate ao abuso sexual infantil? Para que esta investigação tivesse êxito, foi produzido o seguinte objetivo geral: compreender a educação sexual como ponte para a construção de diálogos sobre o abuso sexual infantil e as possibilidades didáticas para sua prevenção, e mais especificamente: verificar a importância da educação sexual no Ensino Fundamental I, apontar as estratégias didáticas para prevenção do abuso sexual infantil e averiguar o papel da escola na precaução ao abuso sexual infantil. Como referencial teórico têm-se Flores (1994), Caminha (1994), Lima (2012), BNCC (2018), LDBEN (2017), que trazem informações sobre a importância e as possibilidades da execução a respeito da educação sexual em sala de aula, os aspectos de prevenção e as consequências do abuso sexual infantil. Diante disso, foi verificado que existe a necessidade de haver ferramentas pedagógicas para o ensino de Educação Sexual no Ensino Fundamental I e a promoção de formação para os educadores sobre a temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bacabalpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARIANA DE SOUSA MESSIAS - PEDAGOGIA LICENCIATURA - CESB UEMA - 2024.pdfPDF A477.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.