Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5489
Título: Uma análise das formações imaginárias: a noção de sujeito-aluno a partir dos efeitos de sentido materializados no discurso da BNCC (2018)
Autor(es): Barbosa, Ana Layne Alves
Orientador: Costa, Joana Darc Rodrigues da
Membro da Banca: Silva, Francisco Herbert da
Membro da Banca: Alencar Neto, Waldeamr Duarte de
Data do documento: 2023-08-03
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A pesquisa desenvolvida tem como suporte teórico a análise de discurso de linha francesa. Dessa forma, os pressupostos teóricos se fundamentam em Althusser (1992), com o delineamento sobre a ótica da ideologia na sociedade; Mussalim (2012), em suas contribuições acerca do desenvolvimento da área pesquisada; Orlandi (2015) e Pêcheux (1995), no tocante aos principais aspectos norteadores da base da análise de discurso e Lopes e Macedo (2011), com percepções de currículo no âmbito educacional. Sob esse viés, o trabalho analisa as formações imaginárias sobre o sujeito-aluno que permeiam o discurso materializado da Base Nacional Comum Curricular-BNCC (2018). Assim, por meio da análise do corpus na materialização e historicidade da BNCC (2018), a pesquisa evidencia, no discurso, as formações imaginárias na constituição do sujeito-aluno institucionalizado; bem como discute como a BNCC apresenta em seu discurso um ideário que recai sobre a formulação de ensino no Brasil. Ademais, o estudo salienta as percepções e condicionantes que rodeiam os discursos permeados a partir do currículo como aparelho ideológico o qual se alinha às perspectivas idealizadas do sujeito-aluno. Dessa maneira, serão analisadas 6 (seis) recortes discursivos que materializam a noção do imaginário sobre o sujeito-aluno conforme o dispositivo teórico mencionado, a partir da leitura dos itens correspondentes à introdução e o capítulo 4 (quatro) o qual é destinado aos parâmetros curriculares do Ensino Fundamental presentes na BNCC. Diante disso, tem-se como resultados das análises a percepção da evidência das construções essencialmente ideológica e imaginária sobre o aluno que estão enraizadas e historicizadas no discurso da BNCC.
Resumo: The theoretical underpinning of this research is French discourse analysis. In this way, the theoretical assumptions are based on Althusser (1992), outlining the perspective of ideology in society; Mussalim (2012), in his contributions to the development of the research area; Orlandi (2015) and Pêcheux (1995), with reference to the main guiding aspects of the basis of discourse analysis and Lopes and Macedo (2011), with perceptions of curriculum in the educational sphere. From this point of view, the work analyzes the imaginary formations about the subject-student that permeate the materialized discourse of the National Common Curricular Base-BNCC (2018). Thus, through the analysis of the corpus in the materialization and historicity of the BNCC (2018), the research highlights, in the discourse, the imaginary formations in the constitution of the institutionalized subject-student; as well as discussing how the BNCC presents in its discourse an ideology that falls on the formulation of teaching in Brazil. In addition, the study highlights the perceptions and conditioning factors surrounding the discourses permeated by the curriculum as an ideological apparatus which is aligned with the idealized perspectives of the subject- student. In this way, 6 (six) discursive clippings will be analyzed that materialize the notion of the imaginary about the subject-student according to the theoretical device mentioned, from the reading of the items corresponding to the introduction and chapter 4 (four) which is destined to the curricular parameters of Elementary School present in the BNCC. The results of the analysis show that there is evidence of essentially ideological and imaginary constructions about the student that are rooted and historicized in the discourse of the BNCC.
Palavras-chave: Formações imaginárias
Imaginary formations
Sujeito - aluno
Subject - student
BNCC
BNCC
Analise de discurso
Discourse analysis
Currículo educacional
Educational curriculum
Ensino
Teaching
Aparece nas coleções:Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - CESTI UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA LAYANE ALVES BARBOSA.pdf554.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.