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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5484| Título: | Memória e cidade : uma leitura da obra O Chamado da Noite (1997), de Carlos Ribeiro |
| Autor(es): | Oliveira, Vanessa Mayara Cavalcante |
| Orientador: | Santos, Silvana Maria Pantoja dos |
| Membro da Banca: | Rocha, Nataly Conceição Lima |
| Membro da Banca: | Machado, Samara Liz Silva |
| Data do documento: | 2024-04-04 |
| Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
| Resumo: | A memória tem a capacidade de reter informações, algumas coisas são reavivadas pela consciência, outras esquecidas ou não reveladas voluntária ou involuntariamente. Assim, a memória implica uma condição modeladora, que subsidia a ligação entre o passado e o presente, evidenciando marcas e transformações do eu, corroborando para a construção da imagem que o indivíduo tem de si, dos outros e das coisas ao seu redor. O trabalho teve como objetivo analisar a relação entre homem e cidade, ressignificada pelas lembranças e impressões do narrador em O chamado da noite (1997), do escritor baiano Carlos Ribeiro. O enredo faz referência a espaços antigos da cidade de Salvador – BA, muitos são lugares de vivência e experiências dele com a cidade. A pesquisa fundamenta-se na visão dos seguintes teóricos: no que concerne à memória, adotamos o pensamento de Halbwachs (2006) e Bosi (2003); quanto ao estudo sobre o espaço urbano o pensamento de Pesavento (2003); acerca das paisagens urbanas a visão de Zukin (2018) e Soja (1993). O narrador da obra a partir da figura do flâneur evidenciada por Benjamin (1994), voltar a visão para espaços marcadores de referências, de modo que, por meio da sua ótica, é perceptível também os problemas sociais da cidade. Diante da realidade fragmentada dos tempos modernos, o enraizamento é problemático e as referências do ser na cidade correm o risco de se dispersar, no entanto, a literatura contribui para resguardar a memória do lugar. Assim, vale questionar: como se dá a relação entre homem e cidade em O chamado da noite? Quais lugares urbanos na narrativa podem ser considerados espaços de memória? como se dá a consolidação da memória do lugar na obra? O narrador de O chamado da noite possui uma relação de apego às ruas da cidade e a outros elementos citadinos, o que o faz vê-los com os olhos de ontem e ressignificá-los a partir do seu momento presente, buscando valorizar, por meio de suas impressões e sensações, o patrimônio urbano. Constatou-se o enraizamento/pertencimento do narrador em relação à cidade de Salvador, como também os espaços de reconhecimento como patrimônio histórico-cultural da cidade e a importância deles para o protagonista. |
| Resumo: | Memory can retain information; some things are revived by consciousness, and others are forgotten or not revealed voluntarily or involuntarily. Thus, memory implies a modeling condition that supports the connection between the past and the present, highlighting marks and transformations of the self and contributing to the construction of the individual's image of themselves, others, and the things around them. The present work aimed to analyze the relationship between man and city, given new meaning by the memories and impressions of the narrator in O chamado da noite (1997) by Bahian writer Carlos Ribeiro. The plot refers to old spaces in the city of Salvador – BA, many of which are places of living and experiences of the narrated person. We based the research on the vision of the following theorists: regarding memory, we adopted the thinking of Halbwachs (2006) and Bosi (2003); regarding the study of urban space, the philosophy of Pesavento (2003); about urban landscapes, the vision of Zukin (2018) and Soja (1993). Based on the figure of the flâneur highlighted by Benjamin (1994), the work's narrator turns his vision to reference-marking spaces, also allowing a glimpse of the city's social problems. Faced with the fragmented reality of modern times, rooting is problematic, and references to being in the city are at risk of being dispersed. However, literature contributes to safeguarding the memory of the place. Thus, it is worth asking: how is the relationship between man and city in O Chamado da Noite? Which urban areas in the narrative can be considered spaces of memory? How is the memory of the place consolidated in the work? The narrator of O Chamado da Noite has an attachment to the city streets and other city elements, which makes him see them with the eyes of yesterday and give new meaning to them from his present moment; he seeks to value urban heritage through his impressions and sensations. We noted the rooting/belonging of the protagonist narrator to spaces for recognizing the memory and historical-cultural heritage of the city of Salvador - BA and their importance for collective memory. |
| Palavras-chave: | Memória Memory Literatura Literature Cidade City O chamado da noite The call of the night Carlos Ribeiro Carlos Ribeiro Narrativa Narrative |
| Aparece nas coleções: | Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - CESTI UEMA - Monografias |
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