Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Gustavo Reis Santos-
dc.date.accessioned2025-10-17T15:25:31Z-
dc.date.available2025-10-17-
dc.date.available2025-10-17T15:25:31Z-
dc.date.issued2025-07-16-
dc.identifier.citationALVES, Gustavo Reis Santos. Uma sequência didática experimental para o ensino de misturas homogêneas e heterogêneas. 2025. 32 f. Artigo (Graduação em Química Licenciatura) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Exatas e Naturais, MA, 2025. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5479pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5479-
dc.description.abstractThis study aims to evaluate the impact of an experimental and contextualized didactic sequence on the teaching of homogeneous and heterogeneous mixtures, using the Three Pedagogical Moments as a methodological basis. The research, qualitative in nature and classified as action research, was conducted at Centro Educa Mais Paulo VI, involving 40 first-year high school students. The project was submitted to the Plataforma Brasil under the CAAE number 86357325.4.0000.5554, in accordance with opinion no. 7.413.797. The proposal sought to integrate theory and practice through experimental activities using accessible and everyday materials, promoting meaningful learning and the development of investigative and critical skills. Data were collected through questionnaires applied before and after the intervention, concept maps, and observation records. Data analysis was carried out using Discursive Textual Analysis. The project notably contributed to improving students’ understanding of mixture concepts, as well as increasing their interest and engagement in learning Chemistry. The main findings indicated an evolution in students' comprehension of homogeneous and heterogeneous mixtures, with an increase in the number of correct answers in the post-test and greater participation in experimental activitiespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMisturas homogêneas e heterogêneaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectTrês Momentos Pedagógicospt_BR
dc.subjectHomogeneous and heterogeneous mixturespt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectThree Pedagogical Momentspt_BR
dc.titleUma sequência didática experimental para o ensino de misturas homogêneas e heterogêneaspt_BR
dc.title.alternativeAn experimental didactic sequence for teaching homogeneous and heterogeneous mixturespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Adilson Luís Pereira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8824-9980pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4448767122826959pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Vera Lucia Neves-
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Antônio Francisco Fernandes de-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo avaliar o impacto de uma sequência didática experimental e contextualizada no ensino de misturas homogêneas e heterogêneas, utilizando os Três Momentos Pedagógicos como base metodológica. A pesquisa, de caráter qualitativo e classificada como pesquisa-ação, foi realizada no Centro Educa Mais Paulo VI, envolvendo 40 alunos da 1ª série do ensino médio. O projeto foi submetido à Plataforma Brasil sob o número de CAAE 86357325.4.0000.5554, conforme parecer nº 7.413.797. A proposta buscou integrar teoria e prática por meio de atividades experimentais com materiais acessíveis e do cotidiano, promovendo uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento de habilidades investigativas e críticas. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados antes e depois da intervenção, mapas conceituais e registros de observação. A análise dos dados foi realizada utilizando a Análise Textual Discursiva. Destaque-se, como resultado do projeto, a contribuição para a melhoria na compreensão dos conceitos de misturas, além de aumento no interesse e engajamento dos estudantes no aprendizado de Química. Os principais resultados encontrados indicaram uma evolução na compreensão dos alunos sobre misturas homogêneas e heterogêneas, com um aumento no número de respostas corretas no pós-teste e maior participação nas atividades experimentaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Química - CECEN - UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO - GUSTAVO REIS SANTOS ALVES - QUÍMICA LIC. CECEN UEMA 2025.pdfPDF A316.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.