Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5454
Título: In/exclusão, diversidade, diferença e alteridade: Contribuições de Maura Corcini Lopes para a Educação Inclusiva
Título(s) alternativo(s): In/exclusion, diversity, difference and otherness: Contributions of Maura Corcini Lopes to Inclusive Education
Autor(es): Sousa, Fabiano Monteles
Orientador: Silva, Jackson Ronie Sá da
Membro da Banca: Pitanga, Carolina Vasconcelos
Membro da Banca: Lima, Nilvanete Gomes de
Data do documento: 2025-10-28
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Estudo qualitativo documental que problematiza os conceitos de inclusão, diversidade, diferença e alteridade a partir da perspectiva teórico-metodológica dos Estudos Culturais em Educação numa vertente pós-estruturalista foucaultiana, adotada pela professora e pesquisadora Maura Corcini Lopes. Os documentos analisados foram os escritos e os audiovisuais da professora e pesquisadora, submetidos a uma análise de discurso. A professora Maura Corcini Lopes propõe uma crítica radical a inclusão, considerando-a como invenção de um tempo produzida a partir da noção de exclusão, um imperativo do Estado Moderno que ganha maiores contornos na Contemporaneidade. Aponta também a potência do conceito e operador metodológico in/exclusão para discutir inclusão, distanciando-se do binarismo típico da Modernidade. Em relação a diversidade e a diferença, considera como conceitos importantes para pensarmos a metanarrativa da inclusão escolar, marcando uma distinção entre os conceitos e sustentando a intraduzibilidade da diferença. A alteridade é pensada a partir da centralidade da cultura e foi possível perceber que esse outro é constituído a partir de uma rede discursiva que estabelece posições de sujeitos relacionadas ao modo como narramos esse outro, de tal modo que é possível desconfiar das narrativas naturalizadas sobre esse outro. Apresenta-se uma proposta pedagógica teórica para formação de professores/as inspirada nas ideias de Circuito Formativo Pedagógico apresentada por Maura Corcini Lopes para que sejam revistas as práticas pedagógicas nomeadas como inclusivas na Educação Básica tendo como centralidade a promoção do exercício didático-pedagógico da diversidade, da diferença e da alteridade intentando a promoção da existência dos sujeitos plurais nos espaços escolares e não escolares
Resumo: This is a qualitative documentary study that problematizes the concepts of inclusion, diversity, difference, and otherness from the theoretical-methodological perspective of Cultural Studies in Education in a Foucauldian post-structuralist perspective, adopted by professor and researcher Maura Corcini Lopes. The documents analyzed were the professor and researcher's writings and audiovisuals, subjected to discourse analysis. Professor Maura Corcini Lopes proposes a radical critique of inclusion, considering it as an invention of a time produced from the notion of exclusion, an imperative of the Modern State that gains the greatest contours in Contemporary times. She also points out the power of the concept and methodological operator in/exclusion to discuss inclusion, distancing itself from the typical binarism of Modernity. Concerning diversity and difference, she considers them important concepts for thinking about the metanarrative of school inclusion, marking a distinction between the concepts and supporting the untranslatability of difference. Otherness is thought of from the centrality of culture and it is possible to perceive that this other is constituted from a discursive network that establishes subject positions related to the way we narrate this different, in such a way that it is possible to distrust the naturalized narratives about this other. A theoretical pedagogical proposal is presented for teacher training inspired by the ideas of the Pedagogical Training Circuit presented by Maura Corcini Lopes so that the pedagogical practices named as inclusive in Basic Education can be reviewed, having as centrality the promotion of the didacticpedagogical exercise of diversity, difference, and otherness, aiming to promote the existence of plural subjects in school and non-school spaces
Palavras-chave: Estudos Culturais em Educação
In/exclusão
Diferença
Diversidade
Alteridade
Cultural Studies in Education
Difference
Otherness
In/exclusion
Diversity
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - FABIANO MONTELES SOUSA - EDUCAÇÃO INCLUSIVA PROFEI CECEN 2024.pdfPDF A7.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.