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dc.creatorCoelho, Iara Rodrigues dos Santos-
dc.date.accessioned2025-10-09T16:55:14Z-
dc.date.available2025-10-09-
dc.date.available2025-10-09T16:55:14Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationEles e elas no espaço escolar: os desafios da inclusão escolar de alunos/as do espectro autista, no 1º ano do ensino fundamental i, na zona urbana (Picos – Piauí). 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5452pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5452-
dc.description.abstractSpecial education from the perspective of inclusive education is of great importance for promoting equity in education among such diverse groups. Among these groups is the community of people with Autism Spectrum Disorder (ASD), a neuropsychiatric condition that affects social, communicative, and behavioral skills, with its manifestations varying from individual to individual. With this in mind, we developed this study to investigate the challenges faced by first-grade elementary school teachers, in the urban area of Picos - PI, in the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The data collection includes a review of journals, regulations, and the application of the narrative interview technique, addressing aspects such as teacher training, pedagogical practices, and specific challenges. The interviewees in this study are first-grade teachers in urban areas, with well-defined inclusion criteria (teachers assigned to first-grade elementary school) and exclusion criteria (teachers on leave or temporary teachers). Data analysis, conducted through observations and interviews, follows Bardin's framework. The teachers' responses highlight a widespread lack of ongoing training and specialized support to assist autistic students, although some do make pedagogical adaptations, such as using playful and behavioral activities. The lack of adequate support, such as specific training and adapted materials, limits the effectiveness of school inclusion, causing frustration among teachers. To improve this, teachers suggest more practical courses and specialized support in schools, as well as support materials and guidance for the development of the Individualized Educational Plan (IEP). This study aims to contribute to the continuous professional development of teachers, offering an opportunity to understand their expectations and needs. Additionally, it seeks to influence public policies by promoting a more inclusive approach to the education of children with ASDpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectSchool Inclusionpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.titleEles e elas no espaço escolar: os desafios da inclusão escolar de alunos/as do espectro autista, no 1º ano do ensino fundamental i, na zona urbana (Picos – Piauí)pt_BR
dc.title.alternativeMen and women in the school space: the challenges of school inclusion of students on the autistic spectrum, in the 1st year of elementary school, in the urban area (Picos – Piauí).pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7121268665526223pt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Jakson dos Santos-
dc.description.resumoA educação especial na perspectiva da educação inclusiva é de grande importância para promover uma educação com equidade em meio a públicos tão diversos. Dentre esses púbicos temos a comunidade de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é uma condição neuropsiquiátrica que afeta habilidades sociais, comunicativas e comportamentais, sendo que em cada indivíduo, essa manifestação se apresenta de forma diversa. Nesta concepção, desenvolvemos este estudo com o objetivo de investigar as dificuldades enfrentadas por professores do 1º ano do Ensino Fundamental I, zona urbana, na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em Picos - PI. A coleta de dados abrange revisão de periódicos, normativos e a aplicação da técnica de entrevista narrativa, esta, abordando aspectos como formação, práticas pedagógicas e desafios específicos. O entrevistado desse estudo inclui professores do 1º ano, na zona urbana, com critérios de inclusão (professores lotados, no 1º ano do ensino fundamental I) e exclusão (professores afastados e professores temporários) bem definidos. Para a análise dos dados, realizada por meio de observações e entrevistas seguiremos Bardin. As respostas dos professores destacam uma falta generalizada de formação continuada e apoio especializado para atender alunos autistas, embora alguns realizem adaptações pedagógicas, como atividades lúdicas e comportamentais. A ausência de suporte adequado, como formação específica e materiais adaptados, limita a efetividade da inclusão escolar, gerando frustração nos docentes. Para melhorar, os professores sugerem mais cursos práticos e apoio especializado nas escolas, além de materiais de apoio e orientação para o desenvolvimento do Plano Educacional Individualizado (PEI). O estudo busca contribuir para a formação continuada dos professores, destacando-se como uma oportunidade para compreender suas expectativas e necessidades. Além disso, visa influenciar políticas públicas, promovendo uma abordagem mais inclusiva na educação de crianças com TEApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA - PROFEIpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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