Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5434
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Wanessa Adrielli Ferreira-
dc.date.accessioned2025-10-06T13:06:58Z-
dc.date.available2025-10-06-
dc.date.available2025-10-06T13:06:58Z-
dc.date.issued2025-07-04-
dc.identifier.citationPEREIRA, Wanessa Adrielli Ferreira. Abordagem dos gêneros orais no livro didático do ensino fundamental II: uma análise crítica. 2025. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Estadual do Maranhão, Campus São João dos Patos, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5434pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5434-
dc.description.abstractOrality, as a social practice, constitutes one of the essential competencies in the process of learning the mother language. Although it is widely developed in family and social spheres, its appreciation in the school context still faces challenges, especially regarding the way this language modality is addressed in textbooks. Considering that orality is a skill developed from the earliest social interactions, is comprehensible the importance of pedagogical practices that stimulate its critical thinking, reflection, and appropriate use while respecting the diversity of speech. The research had as motivation the fact that the textbook is the teacher's main resource for instruction. Therefore, the general objective of this work was to investigate the approach adopted in textbooks regarding the treatment of oral genres. The theoretical framework was based on authors such as Schneuwly and Dolz (2004), Castilho (1998), Marcuschi (2008/2010), Fávero (2000), Antunes (2009), and Fiorin (2011), who provided theoretical support on orality and oral genres aimed at the use of language in different modalities. The methodology was based on Content Analysis, as proposed by Bardin (2016), using a quantitative and qualitative research approach. This method allowed for the identification and interpretation of characteristics present in the analyzed textbook material, elucidating the reflections that support the relevance of this study. From the analysis of two textbooks, which composed the research corpus, a limited presence of oral genres was observed. This limitation demonstrates the undervaluation of orality as a social practice, highlighting the urgent need to expand its scope in classroom practices and to potentialize its treatment in the teaching of Portuguese languagept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros Oraispt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectOral Genrespt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectPortuguese Languagept_BR
dc.titleAbordagem dos gêneros orais no livro didático do ensino fundamental II: uma análise críticapt_BR
dc.title.alternativeApproach to oral genres in elementary school textbooks II: a critical analysispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357920393279947pt_BR
dc.contributor.advisor1Brígida , Barbosa Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1205041689938703pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Raimunda Francisca Carvalho Melo D'.-
dc.contributor.referee2Nolêto, Suanny Bruno-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215193741182795pt_BR
dc.description.resumoA oralidade, como prática social, constitui uma das competências essenciais no processo de aprendizagem da língua materna. Apesar de ser amplamente desenvolvida na esfera familiar e social, sua valorização no contexto escolar ainda enfrenta desafios, especialmente no que diz respeito ao tratamento dado a essa modalidade da língua nos livros didáticos. Considerando que a oralidade é uma habilidade desenvolvida desde os primeiros contatos sociais, compreende-se a importância de práticas pedagógicas que estimulem a criticidade, a reflexão e o uso adequado da língua, respeitando a diversidade da fala. A pesquisa teve por motivação o fato de que o livro didático é o principal recurso do professor para o ensino. Por isso, o objetivo geral deste trabalho foi investigar a abordagem adotada em livros didáticos no que concerne ao trabalho com os gêneros orais. Tomou-se por linha teórica autores como Schneuwly e Dolz (2004), Castilho (1998), Marcuschi (2008; 2010), Fávero (2000), Antunes (2009) e Fiorin (2011), os quais forneceram subsídios teóricos sobre a oralidade e os gêneros orais voltados para o uso da língua em diferentes modalidades. Para a metodologia, realizou-se uma pesquisa fundamentada na Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016), numa pesquisa quantiqualitativa. Essa abordagem permitiu identificar e interpretar as características presentes no material didático analisado, sustentando as reflexões que evidenciam a relevância deste trabalho. A partir do estudo de dois livros didáticos do ensino fundamental II, que compuseram o corpus desta pesquisa, percebeu-se uma presença restrita dos gêneros orais. Essa limitação demonstra a subvalorização da oralidade enquanto prática social, sinalizando a necessidade urgente de ampliar seu escopo nas práticas de sala de aula e potencializar seu tratamento no ensino de Língua Portuguesapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São João dos Patospt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - São João dos Patos - UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.