Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5430
Título: O laboratório como recurso pedagógico para o ensino de geometria no ensino médio
Título(s) alternativo(s): The laboratory as a pedagogical resource for teaching geometry in high school
Autor(es): Soares, Lycaena Emmanuely Lopes
Orientador: Costa, Gilberto Penha
Membro da Banca: Torres, Maria Da Conceição Costa
Membro da Banca: Alves, Carlindo Lisboa
Data do documento: 2025-07-16
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O desenvolvimento da aprendizagem matemática se inicia através da relação do objeto matemático com o mundo e os materiais concretos. Em vista disso, o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) é um local que promoverá tal aprendizagem por meio dessa relação. Dessa forma, a presente pesquisa busca compreender o ensino da geometria no ambiente do LEM a partir das comunicações científicas dos Anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática. Assim intencionamos a partir desse reconhecimento incentivar o uso do ambiente de aprendizagem proporcionado pelo LEM nos processos de ensino-aprendizagem da matemática. Como principais resultados destacamos que o LEM estimula os alunos do ensino médio a desenvolverem atividades com o uso de materiais concretos e manipuláveis que proporcionam rever, conhecer e aprofundar características de objetos de conhecimento relacionados à geometria plana, desenvolvendo interesse pelo estudo da matemática através da relação que pode ser estabelecida com o contexto social ao qual este aluno pertence
Resumo: The development of mathematical learning begins through the relationship of mathematical objects with the world and concrete materials. Therefore, the Mathematics Teaching Laboratory (MTL) is a place that will promote mathematical learning through this relationship. Thus, this research seeks to understand the teaching of geometry in the LEM environment based on the scientific communications of the National Meetings on Mathematics Education Annals. Thus, based on this recognition, we intend to encourage the use of the learning environment provided by MTL in the teaching-learning processes of mathematics. As the main results, we highlight that MTL encourages high school students to develop activities using concrete and manipulable materials that allow them to review, know and deepen characteristics of knowledge objects related to plane geometry. Developing interest in the study of mathematics through the relationship that can be established with the social context to which this student belongs
Palavras-chave: LEM
Geometria Plana
Estado do Conhecimento
MTL.
Plane geometry.
State of knowledge
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC – LYCAENA EMMANUELY LOPES SOARES – LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2025.pdfPDF A1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.