Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPavão, Anna Beatriz Vidal-
dc.date.accessioned2025-10-03T17:46:15Z-
dc.date.available2025-10-03-
dc.date.available2025-10-03T17:46:15Z-
dc.date.issued2025-07-15-
dc.identifier.citationPAVÃO, Anna Beatriz Vidal. Gerenciamento e tratamento de resíduos químicos nas aulas experimentais de química: práticas e estratégias de sustentabilidade. 2025. 87f. Artigo (Graduação em Química Licenciatura) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Exatas e Naturais, MA, 2025. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5429pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5429-
dc.description.abstractThe increase in discussions on environmental issues, especially since the 1970s, has highlighted the need to rethink production and consumption models, with direct repercussions on educational institutions. As training and research centers, universities play a fundamental role in promoting sustainable practices, including the proper management of chemical waste generated in laboratories. The main aim of this study, carried out in the field of Chemistry, is to analyze and propose effective strategies for the sustainable handling of chemical waste generated in academic laboratories at the State University of Maranhão. The methodology adopted in the study included both qualitative and quantitative approaches involving awareness-raising actions with students from the different courses through banners and classroom talks, the application of a form to assess students' knowledge of the subject and processes for managing, characterizing, treating and disposing of the waste collected. The results revealed that although there are practices for segregating, storing and managing waste, there is still a certain level of ignorance among students about these procedures. The characterization of the waste showed significant variations in pH and concentration of dissolved solids, requiring specific treatment methods. The study reinforces the importance of integrating environmental management into the university's strategic planning, proposing the improvement of actions aimed at environmental awareness and education. These measures aim not only to comply with current legislation, but also to consolidate an institutional culture committed to sustainability and safety in laboratoriespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResíduos Químicospt_BR
dc.subjectGerenciamentopt_BR
dc.subjectTratamentopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectChemical Wastept_BR
dc.subjectTreatmentpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titleGerenciamento e tratamento de resíduos químicos nas aulas experimentais de química: práticas e estratégias de sustentabilidadept_BR
dc.title.alternativeChemical waste management and treatment in experimental chemistry classes: sustainability practices and strategiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2900670727884280pt_BR
dc.contributor.advisor1Khan, Alamgir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8472485421485930pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Raquel Maria Trindade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6385115742213110pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, William da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7348480060195285pt_BR
dc.description.resumoO aumento das discussões sobre questões ambientais, principalmente a partir da década de 1970, evidenciou a necessidade de repensar modelos de produção e consumo, com reflexos diretos nas instituições de ensino. Como centros de formação e pesquisa, as universidades possuem papel fundamental na promoção de práticas sustentáveis, incluindo o gerenciamento adequado de resíduos químicos gerados em laboratórios. O presente trabalho, desenvolvido no campo do curso de Química, tem como objetivo principal analisar e propor estratégias eficazes para o manuseio sustentável dos resíduos químicos gerados em laboratórios acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão. A metodologia adotada no estudo incluiu abordagens tanto qualitativas quanto quantitativas envolvendo ações de sensibilização com alunos dos cursos diferentes por meio de banners e conversas em sala de aula, aplicação de um formulário para avaliar o conhecimento dos estudantes sobre o tema e processos de gerenciamento, caracterização, tratamento e descarte dos resíduos coletados. Os resultados revelaram que, embora existam práticas de segregação, armazenamento e gerenciamento dos resíduos, ainda há um certo nível de desconhecimento entre os alunos sobre esses procedimentos. A caracterização dos resíduos mostrou variações importantes em pH e concentração de sólidos dissolvidos, exigindo métodos de tratamento específicos. O estudo reforça a importância de integrar a gestão ambiental ao planejamento estratégico da universidade, propondo o aperfeiçoamento das ações voltadas para sensibilização e educação ambiental. Essas medidas visam não apenas atender à legislação vigente, mas também consolidar uma cultura institucional comprometida com a sustentabilidade e a segurança nos laboratóriospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Química - CECEN - UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO - ANNA BEATRIZ VIDAL PAVÃO - QUÍMICA LIC. CECEN UEMA 2025.pdfPDF A1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.