Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5426
Título: Recortes históricos para o estudo de números complexos no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Historical background for the study of complex numbers in high school
Autor(es): França, Clayson Rhoni Gabriel Pereira
Orientador: Soares, Waléria de Jesus Barbosa
Membro da Banca: Barbosa, Mauro Guterres
Membro da Banca: Moreira Neto, Sandra Imaculada
Data do documento: 2025
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho investiga o uso da História da Matemática como recurso para o ensino dos números complexos, buscando compreender como essa abordagem pode favorecer a construção de aprendizagens significativas no ensino médio. Parte-se do reconhecimento de que os números complexos são frequentemente percebidos pelos alunos como um conteúdo abstrato e descontextualizado, o que dificulta sua compreensão e desmotiva o aprendizado. A introdução de elementos históricos, nesse cenário, surge como uma estratégia didática capaz de humanizar o conhecimento matemático, despertando a curiosidade, o interesse e a compreensão crítica dos estudantes. Por meio de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e histórico-documental, o nosso objetivo geral foi investigar as potencialidades do uso da história da Matemática como recurso metodológico na construção de uma proposta didática para o ensino dos números complexos. Teve-se como aportes teóricos principais: Miguel (1997), D’Ambrósio (1999) e Oliveira (2017). Constatou-se que é possível construir a proposta didática pretendida quando trazemos história da matemática por meio de histórias de vidas de matemáticos envolvidos com o desenvolvimento dos números complexos, linha do tempo sobre o desenvolvimento do conteúdo, problemas envolvendo a matemática de outros tempos e artefatos históricos por meio de imagens de livros antigos
Resumo: This research investigates the use of the History of Mathematics as a didactic resource for teaching complex numbers, aiming to understand how this approach can favor the construction of meaningful learning in high school. It starts from the recognition that complex numbers are often perceived by students as an abstract and decontextualized content, which makes their understanding difficult and demotivates learning. The introduction of historical elements, in this scenario, emerges as a didactic strategy capable of humanizing mathematical knowledge, arousing students' curiosity, interest, and critical understanding. Through qualitative research, of the bibliographic and historicaldocumentary type, our general objective was to investigate the potentialities of using the history of Mathematics as a methodological resource in the construction of a didactic proposal for teaching complex numbers. Our main theoretical contributions were: Miguel (1997), D’Ambrósio (1999), and Oliveira (2017). We found that it is possible to construct the intended pedagogical didactic proposal when we bring the history of mathematics through the life stories of mathematicians involved with the development of complex numbers, a timeline on the development of the content, problems involving the mathematics of other times, and historical artifacts through images of old books
Palavras-chave: Ensino de matemática
História da matemática
Proposta pedagógica
Números complexos
Mathematics teaching
History of mathematics
Pedagogical didactic proposal
Complex numbers
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC – CLAYSON RHONI GABRIEL PEREIRA FRANÇA – LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2025.pdfPDF A2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.