Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Regina Lima dos-
dc.date.accessioned2025-09-30T20:13:51Z-
dc.date.available2025-09-30-
dc.date.available2025-09-30T20:13:51Z-
dc.date.issued2025-02-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Regina Lima dos. Alfabetização: um estudo sobre as práticas pedagógicas aplicadas no 2° ano dos anos iniciais na Unidade de Ensino Fundamental Pantanal no Município de Bacabal - MA. 2024. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5417pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5417-
dc.description.abstractThe present study addresses literacy focusing on the pedagogical practices applied in the 2nd year of elementary school, in which it has been observed the existence of a gap in the area of education, more specifically in the literacy process, as well as illiteracy, which still persists in being a major problem in relation to education in the country. Thus, it was noted the feasibility of developing a study with emphasis on the pedagogical practices applied in the 2nd year of elementary school. In this way, the work addresses the theme related to Literacy, focusing on a study on the pedagogical practices applied in the 2nd year of elementary school, with the objective of understanding the main challenges related to pedagogical practices in the literacy process, since its specific objectives were to understand the literacy process, highlight how appropriate pedagogical practices facilitate learning and investigate the most used literacy methods in this process. The methodology used is a descriptive exploratory research with a quantitative approach to contemplate in a succinct way the addressed, considering the significant results for education, in order to provide more knowledge for researchers in the area. A research was carried out in which 01 questionnaire and 01 interview were used with questions that contemplate the objectives of the study having as subject 01 teacher of the 2nd year of elementary school, who teaches at the Pantanal Elementary School Unit in the municipality of Bacabal-MA. At the end of it, it was possible to verify that the literacy process is the basis of all people's learning and a decisive factor for their success or failure. It should, from an early age, be carried out so that students appropriate the practices of reading and writing, so that they become capable of using this knowledge throughout their school career and also in society. In this context, it is important to mention that teacher training is undoubtedly one of the most important factors for the literacy process to achieve success.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectBacabalpt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectTeaching methodologypt_BR
dc.subjectBacabalpt_BR
dc.titleAlfabetização: um estudo sobre as práticas pedagógicas aplicadas no 2° ano dos anos iniciais na Unidade de Ensino Fundamental Pantanal no Município de Bacabal - MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSANTOS, R. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1560168525442102pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Vilmar Martins da-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, V. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4906541285596138pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Nubiragina Salazar dos-
dc.contributor.referee1IDREIS, N. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7959674896257754pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ranilson Edilson da-
dc.contributor.referee2IDSILVA, R. E.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9276177517636016pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo aborda sobre a alfabetização tendo como foco as práticas pedagógicas aplicadas no 2º ano do ensino fundamental, no qual tem-se observado a existência de uma lacuna na área da educação, mais especificamente no processo de alfabetização, bem como o analfabetismo, que ainda persiste em ser um grande problema em relação a educação no país. Assim, notou-se a viabilidade de elaborar um estudo com ênfase nas práticas pedagógicas aplicadas no 2º ano do ensino fundamental. Deste modo, o trabalho aborda a temática relativa à Alfabetização, tendo como foco um estudo sobre as práticas pedagógicas aplicadas no 2º ano do ensino fundamental, com objetivo de compreender os principais desafios relacionados às práticas pedagógicas no processo de alfabetização, já seus objetivos específicos primaram por entender o processo de alfabetização, destacar como as práticas pedagógicas adequadas facilitam durante aprendizagem e investigar os métodos de alfabetização mais utilizados neste processo. A metodologia empregada trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem quantitativa contemplar de forma sucinta a temática abordada, considerando os resultados significativos para a educação, de forma que proporcione mais conhecimentos para pesquisadores da área. Foi realizada uma pesquisa no qual utilizado-se 01 questionário e 01 entrevista com perguntas que contemplam os objetivos do estudo tendo como sujeito 01 professora do 2º ano do ensino fundamental, que leciona na Unidade de Ensino Fundamental Pantanal no município de Bacabal-MA. Ao seu término, foi possível constatar que o processo de alfabetização é a base de todo o aprendizado das pessoas e um fator decisivo para o sucesso ou o fracasso destas. Ele deve, desde cedo ser realizado para que os alunos se apropriem das práticas da leitura e escrita, para que se tornarem capazes de utilizar esses conhecimentos durante toda a sua trajetória escolar e também na sociedade. Neste contexto, é importante citar que a formação dos professores é, sem dúvida um dos fatores mais importantes para que o processo de alfabetização alcance o sucesso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bacabalpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - REGINA LIMA DOS SANTOS - PEDAGOGIA LICENCIATURA CESB UEMA - 2024.pdfPDF A692.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.