Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Warner Alex-
dc.date.accessioned2025-09-15T19:25:44Z-
dc.date.available2025-09-15-
dc.date.available2025-09-15T19:25:44Z-
dc.date.issued2025-07-17-
dc.identifier.citationSOUSA, Warner Alex Castro. Análise de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de química em algumas escolas do ensino médio em São Luís-MA. 2025. 23f. Artigo (Graduação em Química Licenciatura) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Exatas e Naturais, MA, 2025. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5393pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5393-
dc.description.abstractChemistry is fundamental to understanding phenomena of existence, but its teaching faces challenges, such as technical language and traditional methods that alienate students. The lack of contextualization and interdisciplinarity contributes to disinterest. New methodologies, especially active ones, place the student at the center of the process, promoting greater engagement. Constructivism proposes more interactive and meaningful learning. In this study, a bibliographic review will be carried out with field research. This work focused on demonstrating the foundations of active methodologies used in teaching Chemistry, characterizing active methodologies, their limits and positive points in the teaching-learning process, and the relationship between active methodologies and methodologies used in contemporary times in teaching Chemistry in high school classes. The objective was to study active methodologies in the teaching-learning process of Chemistry in high school classes in São Luís-MA, which was composed of 3rd year high school students from public and private schools through the application of a questionnaire. The methodology adopted to carry out this study consists of a literature review with a qualitative approach that allows a scientific basis, with the aim of knowing the profile of the students, the structural environment of teaching, and identifying the traditional and active methodologies applied in the teaching of Chemistry in the school environment. This study highlighted the benefits of active methodologies in teaching Chemistry as valuable tools for teachers, especially in the area of Chemistry. Although active methodologies do not solve all educational problems, they represent an innovative proposal with transformative potentialpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectProposta inovadorapt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectEngagementpt_BR
dc.subjectInnovative proposalpt_BR
dc.subjectTeaching Chemistrypt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.titleAnálise de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de química em algumas escolas do ensino médio em São Luís- MApt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of active methodologies in the teaching-learning process of chemistry content in some high schools in São Luís, MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Neves, Vera Lúcia-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9753-4268pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2305829335656074pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho , Natale Cristina Costa-
dc.contributor.referee2Silva, Augusto César Azevedo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2496-5574pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5768923111678024pt_BR
dc.description.resumoA Química é fundamental para compreender fenômenos da existência, mas seu ensino enfrenta desafios, como linguagem técnica e métodos tradicionais que afastam os alunos. A falta de contextualização e interdisciplinaridade contribui para o desinteresse. Novas metodologias, especialmente as ativas, colocam o aluno no centro do processo, promovendo maior engajamento. O construtivismo propõe uma aprendizagem mais interativa e significativa. Neste estudo, será realizada uma revisão bibliográfica com uma pesquisa de campo, este trabalho se concentrou na demonstração dos fundamentos de metodologias ativas utilizadas no ensino de Química, na caracterização das metodologias ativas, seus limites e pontos positivos no processo de ensino- aprendizagem e na relação de metodologias ativas com metodologias utilizadas na contemporaneidade no ensino de Química em turmas de nível médio. Como Objetivo, estudar as metodologias ativas no processo de ensinoaprendizagem de Química nas turmas de nível médio em São Luís-MA, foi composto por alunos do 3º ano de nível médio das escolas da rede pública e particular através da aplicação de um questionário. A Metodologia adotada para a realização desse estudo consiste em uma revisão de literatura de abordagem qualitativa e quantitativa que permite uma fundamentação científica, com o intuito de conhecer o perfil dos alunos, o ambiente estrutural do ensino, identificar as metodologias tradicionais e ativas aplicadas no ensino de Química no ambiente escolar. Este estudo, destacou os benefícios das metodologias ativas no ensino de Química como ferramentas valiosas para professores, especialmente na área de Química. Embora as metodologias ativas não resolvam todos os problemas educacionais, representam uma proposta inovadora com potencial transformadorpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Química - CECEN - UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO - WARNER ALEX CASTRO DE SOUSA - QUÍMICA LIC. CECEN UEMA 2025.pdfPDF A545.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.