Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSiqueira, Madson Soares-
dc.date.accessioned2025-09-03T19:05:40Z-
dc.date.available2025-09-03-
dc.date.available2025-09-03T19:05:40Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Madson Soares. Estudo de viabilidade estrutural: determinação da capacidade de carga de um perfil composto de sucata de trilho ferroviário, tipo 2tr68, submetido a esforço de flexão simples. 2016. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2016. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5360pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5360-
dc.description.abstractThe Brazilian railway network is the largest in Latin America and is mainly used for cargo transportation. Within this context the generation of a large quantity of scrap from rails worn and fatigued by the use is verified, part of which is destined to the recycling in steelmakers and another considerable one, is reused for different purposes for which they were produced, Foundation stakes, beams, supports, fenders and so on. The present work refers to the study of reuse of railroad scrap type 2TR68 for structural purposes as "giants" in an elastic curtain of landfill containment. To do so, it was necessary to recapitulate the studies of the strength of the materials, safety factors, tensile tests and retaining walls. The architectonic and structural scheme, the loadings on the curtain and the transmission of the efforts of this one on vertical beams, called "giants", that are the ones responsible for transferring the efforts to the foundation soil were also elaborated. From this structural model the requests were calculated and the part was dimensioned. According to the technical norms pertinent to the subject, specimens were obtained from material obtained from Companhia Vale from the Estrada de Ferro Carajás, from which traction tests were performed using the Emic universal testing machine DL10000 in conjunction with the Tesc software Version 3.05 which generated reports containing the data of the test specimens, the values obtained by the test and the graph of the strain x strain curvept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrilho TR68.pt_BR
dc.subjectFlexãopt_BR
dc.subjectMuro de arrimopt_BR
dc.subjectCarregamentopt_BR
dc.subjectMalha ferroviáriapt_BR
dc.subjectTransporte de cargaspt_BR
dc.subjectTR68 Track.pt_BR
dc.subjectRetaining wallpt_BR
dc.subjectRailway networkpt_BR
dc.subjectFlexionpt_BR
dc.subjectLoadingpt_BR
dc.subjectCargo transportationpt_BR
dc.titleEstudo de viabilidade estrutural: determinação da capacidade de carga de um perfil composto de sucata de trilho ferroviário, tipo 2tr68, submetido a esforço de flexão simplespt_BR
dc.title.alternativeStructural feasibility study: determination of the load capacity of a profile composed of railway rail scrap, type 2tr68, subjected to simple bending stresspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Flávio Nunes-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8407-6672pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3814942236166395pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Abraão Ramos da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1000-6575pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6272887624876863pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro Filho, Paulo Roberto Campos Flexa-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6066-1041pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0595637715867456pt_BR
dc.description.resumoA malha ferroviária brasileira é a maior da América Latina e é utilizada principalmente para o transporte de cargas. Dentro deste contexto verifica-se a geração de grande quantidade de sucata de trilhos desgastados e fadigados pelo uso, parte da qual é destinados à reciclagem em siderúrgicas e outra, considerável, é reutilizada para fins diferente para o qual foram produzidos, como por exemplo, estacas de fundação, vigas, suportes, defensas e etc. O presente trabalho refere-se ao estudo de reutilização de sucatas de trilhos ferroviários tipo 2TR68 para fins estruturais como <gigantes= em uma cortina elástica de contenção de aterro. Para tanto, fez-se necessário uma recapitulação dos estudos da resistência dos materiais, fatores de segurança, ensaios de tração e muros de arrimo. Foi elaborado também o esquema arquitetônico e estrutural, os carregamentos sobre a cortina e a transmissão dos esforços deste sobre vigas verticais, chamados de <gigantes=, que são os responsáveis por transferir os esforços para o solo de fundação. A partir deste modelo estrutural calculou-se as solicitações e dimensionou-se a peça. De acordo com as normas técnicas pertinentes ao assunto tiraram-se corpos de prova de material obtido junto à Companhia Vale proveniente da Estrada de Ferro Carajás, dos quais foram realizados ensaios de tração utilizando a máquina de ensaio universal Emic DL10000 em conjunto com o software Tesc versão 3.05 que gerou relatórios contento os dados dos corpos de prova, os valores obtidos pelo ensaio e o gráfico da curva tensão x deformação. Procedendo a análise destes gráficos pôde-se determinar o valor representativo, o qual foi tomado como sendo o de resistência característica inferior. Tal valor foi satisfatório comparado às solicitações que os gigantes serão submetidos demonstrando assim a viabilidade de sua utilização para tal fimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MADSON SOARES SIQUEIRA - BEL. EM ENG.MECÂNICA - CCT UEMA 2016.pdfPDF A1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.