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Título: O impacto da prática de atividade física na qualidade de vida dos acadêmicos de educação física da Universidade Estadual do Maranhão - São João Dos Patos
Título(s) alternativo(s): The impact of physical activity on the quality of life of physical education students at the State University of Maranhão - São João Dos Patos
Autor(es): Reis, Emanoel Luiz Evangelista
Orientador: Sousa, Cândida Josélia de
Membro da Banca: Vasconcelos, Fabiana de Andrade Ferreira
Membro da Banca: Noleto, Diandra Carvalho de Sa
Data do documento: 2025-07-09
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A atividade física é vital em qualquer idade, pois é um meio para melhorar a saúde e proporcionar qualidade de vida para todos, também é um grande meio de prevenir doenças não transmissíveis. Além disso, melhorara o aspecto cognitivo, o que propicia ao estudante ter reflexo mais ágeis e maior concentração nas atividades escolares ou acadêmicas. O presente estudo buscou verificar a influência da prática regular de exercícios físicos sob a qualidade de vida dos acadêmicos do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão. Foi desenvolvido uma pesquisa de campo, tendo como participantes os acadêmicos de ambos os sexos matriculados em todos os períodos do curso de Educação Física Licenciatura da UEMA, campus São João dos Patos. Foram utilizados o Questionário Internacional de Avaliação do Nível de Atividade Física IPAQ e a escala de avaliação do sono de Pittssburgh (PSQI). Além da prática regular de atividade física, é fundamental destacar o papel do sono na qualidade de vida dos acadêmicos. O sono adequado é essencial para a recuperação física e mental, o bom desempenho acadêmico e a manutenção da saúde geral. Pesquisa revelou que a maioria é "ativa" ou "muito ativa", como esperado para o curso. No entanto, também houve destaque para estudantes "insuficientemente ativos" e "inativos", indicando a necessidade de mais incentivo à prática regular de exercícios. Observou-se um aumento da atividade física nos períodos finais, possivelmente por maior maturidade profissional. A análise da qualidade do sono dos acadêmicos revelou variações significativas entre os diferentes períodos do curso. No 1º período, 4 acadêmicos (12,5%) apresentaram qualidade de sono considerada ruim. Já no 3º período, esse número aumentou para 6 estudantes, correspondendo a 28,57% da turma. No 5º período, foram 4 acadêmicos (26,67%) relatando sono ruim, enquanto no 6º período foram identificados 3 estudantes (20%) com essa condição. Por fim, no 8º período, 2 acadêmicos (18,18%) apresentaram qualidade de sono insatisfatória. Esses resultados demonstram que, apesar de variações entre os períodos, uma parcela dos estudantes enfrenta dificuldades relacionadas à qualidade do sono, o que pode impactar diretamente seu rendimento acadêmico, bem como aspectos da saúde física e mental. O estudo reforça a importância de estratégias institucionais para promoção da saúde e sugere, para pesquisas futuras, ampliar a amostra e incluir variáveis como alimentação, saúde mental e carga acadêmica
Resumo: Physical activity is vital at any age, as it is a means of improving health and providing quality of life for everyone, and it is also a great way of preventing non-communicable diseases. In addition, it improves the cognitive aspect, which allows students to have more agile reflexes and greater concentration in school or academic activities. This study sought to verify the influence of regular physical exercise on the quality of life of students in the Physical Education Bachelor's degree course at the State University of Maranhão. A field study was developed with students of both sexes enrolled in all periods of the Physical Education Bachelor's degree course at UEMA, São João dos Patos campus. The International Physical Activity Level Assessment Questionnaire (IPAQ) and the Pittsburgh Sleep Assessment Scale (PSQI) were used. In addition to regular physical activity, it is essential to highlight the role of sleep in the quality of life of students. Adequate sleep is essential for physical and mental recovery, good academic performance and maintenance of general health. The study revealed that the majority of students are "active" or "very active", as expected for the course. However, there was also a focus on "insufficiently active" and "inactive" students, indicating the need for more incentives to practice regular exercise. An increase in physical activity was observed in the final periods, possibly due to greater professional maturity. In the first semester, four students (12.5%) reported poor sleep quality. In the third semester, this number increased to six students, representing 28.57% of the class. In the fifth semester, four students (26.67%) reported poor sleep, while in the sixth semester, three students (20%) were identified with this condition. Finally, in the eighth semester, two students (18.18%) reported unsatisfactory sleep quality. These results demonstrate that, despite variations between semesters, a portion of students face difficulties related to sleep quality, which can directly impact their academic performance, as well as their physical and mental health. The study reinforces the importance of institutional strategies for health promotion and suggests that future research should expand the sample and include variables such as diet, mental health and academic workload
Palavras-chave: Atividade física
Qualidade de vida
Comportamento
Sono
Estudantes
Physical activity
Quality of life,
Behavior
Sleep
Students
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Educação Física – São João dos Patos - UEMA - Monografias

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