Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPacheco, Flaianny Bastos-
dc.date.accessioned2025-09-03T16:32:32Z-
dc.date.available2025-09-03-
dc.date.available2025-09-03T16:32:32Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.citationPACHECO, Flaianny Bastos. Análise e simulação computacional do sistema propulsor de quadricóptero para obtenção de critério de desempenho / Flaianny Bastos Pacheco. 2017. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências ecnológicas, São Luís - MA, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5353pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5353-
dc.description.abstractTo evaluate the efficiency of a quadcopter propulsion system, tests were performed on an experimental bench, equivalent to 1/4 of the aircraft frame, using a AX-2810Q brushless motor, 10x4.5” and 8x4.5” propellers, along with 4A ESCs. In order to obtain better results, preliminary studies on mathematical modeling were performed considering the system based on the lever method. The parameters obtained were the thrust and the torque, aiming to evaluate the influence of the propeller diameter over the effectiveness of the aircraft. . The bench was designed using SolidWorks 3D design software. Additionally to the physical tests, simulated tests were performed using the SolidWorks simulation tool to validate the results obtained experimentally. The employment of that tool made possible to visualize the behavior of the assembled structure according to the buoyancy variation. During the tests, vibrations observed in the structure, concerned to analyze their amplitude in order to evaluate their interferencept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuadricóptero,pt_BR
dc.subjectTorquept_BR
dc.subjectEmpuxopt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectQuadcopter,pt_BR
dc.subjectThrustpt_BR
dc.subjectSimulationpt_BR
dc.titleAnálise e simulação computacional do sistema propulsor de quadricóptero para obtenção de critério de desempenho / Flaianny Bastos Pachecopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis and computational simulation of the quadcopter propulsion system to obtain performance criteria / Flaianny Bastos Pachecopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4404311787530926pt_BR
dc.contributor.advisor1Guilhon, Denner Robert Rodrigues-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2453-3939pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8421536539472025pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Flávio Nunes-
dc.contributor.referee2Pinto, Mauro Sérgio Silva-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3740-7819pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0804349408744542pt_BR
dc.description.resumoPara avaliar a eficiência de um sistema propulsor de quadricóptero, foram realizados testes em uma bancada experimental, equivalente a 1/4 do frame da aeronave, foi utilizado um motor brushless AX-2810Q, hélices de 10x4.5” e 8x4.5” de diâmetro, juntamente com controladores eletrônicos de velocidade de 4A. A fim de obter melhores resultados, estudos preliminares sobre a modelagem matemática foram realizados, o sistema foi baseado no método da alavanca. Os parâmetros obtidos foram o empuxo e o torque, com o objetivo de verificar a influência do diâmetro da hélice na eficácia da aeronave. A bancada foi desenhada utilizando-se o software de modelagem 3D SolidWorks, além dos testes físicos, também foram realizados testes simulados, utilizando a ferramenta de simulação do SolidWork, a fim de validar os resultados obtidos experimentalmente. Através deste, foi possível visualizar o comportamento da estrutura montada de acordo com a variação de empuxos. Foram observadas vibrações na estrutura ao realizar os testes, para verificar a interferência desse fenômeno no sistema, preocupou-se de analisar sua amplitude para avaliar sua interferênciapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FLAIANNY BASTOS PACHECO - BEL. ENGENHARIA MECANICA - CCT UEMA 20217.pdfPDF A2.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.