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dc.creatorSantos, Paulo Rutemberg Madeira-
dc.date.accessioned2025-07-16T17:53:57Z-
dc.date.available2025-07-16-
dc.date.available2025-07-16T17:53:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Paulo Rutemberg Madeira. Estudo e análise das vibrações no motor do carro arrancada da UEMA. 2016. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2016. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5190pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5190-
dc.description.abstractIn recent years, the analyzes of the vibrations are being widely used to reduce structural vibrations or neutralization, with applications in mechanical engineering, civil, aerospace and shipbuilding. And in automobiles, the largest sources of vibration and noise are produced by forces due to combustion and mechanical forces. These forces occur in a wide frequency range and are passed to the external surface of the motor through multiple paths; one mechanism is through the piston - rod - crankshaft - the engine block. As a result of the action of these forces, the engine outer surfaces are subjected to vibrations of various amplitudes. For analyzing the operating status of any equipment, shall be measured and recorded vibrations at each of the ends or support, with the aid of sensors, and programming Arduino board. This article aims to study and analyze the vibrations obtained in experiments in the car "rush" of UEMA. Waiting with it determine and meet the main excitatory sources of vibration in a car engine so that we can reduce the vibrations of larger amplitudespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVibraçõespt_BR
dc.subjectMotorpt_BR
dc.subjectSensorespt_BR
dc.subjectVibrationspt_BR
dc.subjectEnginept_BR
dc.subjectSensorspt_BR
dc.titleEstudo e análise das vibrações no motor do carro arrancada da UEMApt_BR
dc.title.alternativeStudy and analysis of vibrations in the engine of the car started at UEMApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5771496898505721pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Flávio Nunes-
dc.contributor.referee1Viana, Marco Selnner Mesquita-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6896194354842001pt_BR
dc.contributor.referee2Nogueira, Kaio Henrique Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7630106677416787pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, as análises de vibrações estão sendo amplamente utilizadas para a diminuição ou neutralização das vibrações estruturais, com aplicações nas engenharias mecânica, civil, naval e aeroespacial. Nos automóveis, as maiores fontes de vibrações e ruídos são produzidas pelas forças devido à combustão e as forças mecânicas. Essas forças ocorrem numa ampla faixa de frequência e são transmitidas para a superfície externa do motor através de diversos caminhos, um deles é através do mecanismo pistão-biela-virabrequim-bloco do motor. Como resultado da atuação destas forças, as superfícies externas do motor ficam sujeitas a vibrações de diversas amplitudes. Para a análise da condição de funcionamento de qualquer equipamento, devem ser medidas e registradas vibrações em cada uma das extremidades ou apoios. Este artigo tem como objetivo estudar e analisar as vibrações obtidas em experimentos no carro "arrancada" da UEMA. Esperando-se com isso determinar e conhecer as principais fontes excitadoras de vibrações no motor do carro, para que possamos diminuir as vibrações de maiores amplitudes existentespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
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