Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5181
Título: Ações educativas sobre prevenção e combate a princípios de incêndio no IEMA Bacelar Portela
Título(s) alternativo(s): Educational activities on fire prevention and control at IEMA Bacelar Portela
Autor(es): Carvalho Junior, Pedro Washington Santana de
Orientador: Bezerra, Karoliny Souza
Membro da Banca: Silva, Alessandro Costa da
Membro da Banca: Oliveira, Paulo Henrique Fernandes
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Ações educativas de caráter preventivo visam promover a conscientização, a construção da cultura de segurança e capacitação da comunidade escolar, com conhecimentos sobre prevenção e combate a princípios de incêndio. Diante disso, questionou-se: de que forma as ações educativas sobre segurança contra incêndio podem ajudar a comunidade escolar estudada, tornando-a mais segura e capaz de enfrentar uma situação de incêndio em seu interior? Assim, essa pesquisa tem por objetivo a proposta de ações educativas para a escola IEMA Bacelar Portela, a fim de desenvolver a cultura de segurança contra incêndio no meio através de noções básicas sobre prevenção e extinção de focos iniciais de fogo. Para tanto, foi necessário discutir sobre a segurança contra incêndio no ambiente escolar, verificar a cultura de segurança, percepção de risco e conhecimentos sobre prevenção dos ocupantes, bem como desenvolver uma cartilha educativa e duas instruções sobre extintor e GLP referentes ao treinamento básico mais amplo proposto à escola. A metodologia adotada no trabalho constitui-se de pesquisa-ação, natureza aplicada, com caráter descritivo e exploratória, sob o método hipotético-dedutivo. Com isso, faz-se uma consulta em normas e leis relativos ao incêndio, bem como uma pesquisa bibliográfica de assuntos referentes à prevenção e combate a incêndio. Em campo, para a coleta de dados, realizou-se a aplicação de entrevista semiestruturada e dois questionários, o primeiro, com corpo docente e funcionários, e, o segundo, com os estudantes dos três anos do ensino médio. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que grande parte dos usuários desconhece o manuseio do extintor, acham a cozinha o local mais perigoso da escola, nunca participaram de ações educativas sobre a temática e consideram muito importante a realização de tais ações. Sendo assim, deduz-se ser válida a hipótese inicial de que existe a necessidade de realização de ações preventivas na escola, e que estas promovem e disseminam atitudes e respostas positivas diante de uma eventual emergência
Resumo: Educational actions of preventive nature aim to promote awareness, building a culture of safety and training of the school community, with knowledge about prevention and fire fighting. In view of this, the question was raised: how can educational actions on fire safety help the school community studied, making it safer and able to face a fire situation inside it? Thus, this research aims to propose and execute educational actions for the school IEMA Bacelar Portela, in order to develop the culture of fire safety in the environment through basic notions of prevention and extinction of initial outbreaks of fire. For this, it was necessary to discuss fire safety in the school environment, check the safety culture, risk perception and knowledge about prevention of the occupants, as well as develop an educational booklet and two instructions about fire extinguisher and LPG referring to the broader basic training proposed to the school. The methodology adopted in the work consists of action research, applied nature, with a descriptive and exploratory character, under the hypothetical-deductive method. With this, it is made a consultation in norms and laws related to fire, as well as a bibliographical research of subjects related to the prevention and combat of fire. In the field, for data collection, a semi-structured interview and two questionnaires were applied, the first with teachers and employees, and the second with students from the three high school years. From the analysis of the data collected, it was found that most users do not know how to handle the fire extinguisher, think the kitchen is the most dangerous place in the school, have never participated in educational activities on the subject and consider such actions very important. Thus, the initial hypothesis that there is a need for preventive actions at school, and that these promote and disseminate positive attitudes and responses in the event of an emergency, is valid
Palavras-chave: Ações educativas
Segurança contra incêndio
Prevenção
Escola
Cultura de segurança
Educational actions
Prevention
Fire safety
Safety culture
School
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - PEDRO WASHINGTON SANTANA DE CARVALHO JUNIOR - CFO BOMBEIRO MILITAR CCT 2021.pdfPDF A2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.