Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5177
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Hugo Castro-
dc.date.accessioned2025-07-15T16:40:46Z-
dc.date.available2025-07-15-
dc.date.available2025-07-15T16:40:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNUNES, Hugo Castro. Aplicação da metodologia lean seis sigma na redução do tempo de desalinhamento de correias transportadoras. 2016. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2016. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5177pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5177-
dc.description.abstractThis paper of course end presents the application of the Lean Seis Sigma methodology, using the steps of the PDCA method (Plan, DO, Check and Acrion) in the development of a work performed at the area of ore loading in the VALE S.A. the goal of this paper Lean Seis Sigmawas to reduce the time of variability of the events of breaking up of transport belt which cause direct impact in the indications of DI and HMC of the loading. In this paper the main technics are presented and also the statistic tools used in the steps of the PDCA method such as brainstorming, sequencial graphic, unfolding, control chart, Pareto graphic, FTA and boxplot. The used methodology as to the inquiry had a character of case study, for it was performed a practical study when it was obtained a win reduction of 43,39% of the time of the belt stop which transport by breaking Up. It concludes, then, that the efficiency of the application of the Lean Seis Sigma methodology is good through the attainment of the proposed goalpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeanpt_BR
dc.subjectSeis Sigmapt_BR
dc.subjectLean Seis Sigmapt_BR
dc.subjectPDCApt_BR
dc.subjectVALEpt_BR
dc.subjectLean. Seis Sigma. Lean Seis Sigma. PDCA. VALEpt_BR
dc.subjectLean. Seis Sigma. Lean Seis Sigma. PDCA. VALEpt_BR
dc.subjectLeanpt_BR
dc.subjectSix Sigmapt_BR
dc.subjectLean Six Sigmapt_BR
dc.subjectPDCApt_BR
dc.subjectVALEpt_BR
dc.titleAplicação da metodologia lean seis sigma na redução do tempo de desalinhamento de correias transportadoraspt_BR
dc.title.alternativeApplying the lean six sigma methodology to reduce conveyor belt misalignment timept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Todaro, Mauro Enrique Carozzo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9633926068911858pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Maria Amália Trindade de-
dc.contributor.referee2Nogueira, Kaio Henrique Ferreira Nogueira de-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta a aplicação da metodologia Lean Seis Sigma, utilizando as etapas do método PDCA (Plan, Do, Check e Action) no desenvolvimento de um trabalho realizado na área do embarque de minério na VALE S.A. O objetivo foi reduzir o tempo de variabilidade dos eventos de desalinhamento de correia transportadora que causam impacto direto nos indicadores de DI e HMC do embarque. Neste trabalho são apresentadas as principais técnicas e ferramentas estatísticas utilizadas nas etapas do método PDCA, tais como brainstorming, gráfico sequencial, desdobramento, carta de controle, gráfico de Pareto, FTA e boxplot. A metodologia utilizada quanto à pesquisa teve caráter de estudo de caso, pois foi realizado um trabalho prático quando se obteve um ganho de redução 43,39 % do tempo de parada das correias transportadoras por desalinhamento. Conclui-se, então, que a eficácia da aplicação da metodologia Lean Seis Sigma através do atingimento do objetivo propostopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - HUGO CASTRO NUNES - BEL. EM ENG.MECÂNICA - CCT UEMA 2016 (2).pdfPDF A1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.