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dc.creatorRocha, Luan Coêlho-
dc.date.accessioned2025-07-15T16:28:05Z-
dc.date.available2025-07-15-
dc.date.available2025-07-15T16:28:05Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationROCHA, Luan Coêlho. Análise da utilização de método não-destrutivo como alternativa para otimização , manutenção e substituição de infraestrutura navais no convés das embarcações da internacional marítima . Título. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2016. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5176pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5176-
dc.description.abstractIn the case of a vessel that sails in salt water and the material of its construction is composed of naval steel and that is constantly undermined due to the intemperies of the environment, it is required, at each renewal survey, by the Captaincy of the Ports of the state in which The vessel has recorded an ultrasonic plate thickness measurement report (MECU) to ensure that the average thickness of each plate is equal to or greater than 80% of the original thickness (NORMAN-01PC). This procedure is intended to guarantee the safety and the navigability of the crew on board the vessel, avoiding a possible environmental accident if the vessel may collapse due to a crack in a plate with thickness outside the required standardspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUltrassompt_BR
dc.subjectEspessurapt_BR
dc.subjectFerry Boatpt_BR
dc.subjectEmbarcaçãopt_BR
dc.subjectUltrasoundpt_BR
dc.subjectThicknesspt_BR
dc.subjectFerry Boatpt_BR
dc.subjectVesselpt_BR
dc.titleAnálise da utilização de método não-destrutivo como alternativa para otimização , manutenção e substituição de infraestrutura navais no convés das embarcações da internacional marítimapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the use of non-destructive methods as an alternative for optimization, maintenance and replacement of naval infrastructure on the decks of international maritime vesselspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Assunção, Wellinton de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1317130102325016pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Francismar Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Cunha, Adilto Pereira Andrade-
dc.description.resumoTratando-se de uma embarcação que navega em águas salinas e o material de sua construção é composto por aço naval e que sofre desgaste constantemente devido as intempéries do meio, é exigido, a cada vistoria de renovação, pela Capitania dos Portos do estado em que a embarcação foi registrada um relatório de medição de espessura de chapa por ultrassom (MECU), para certificar que a espessura média de cada chapa esteja igual ou superior a 80% da espessura original (NORMAN-01PC). Este procedimento visa garantir a segurança, a navegabilidade dos tripulantes a bordo da embarcação, evitando um possível acidente ambiental se, porventura, a embarcação vier a naufragar em virtude de uma rachadura em uma chapa com espessura fora dos padrões exigidospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

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