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dc.creatorPinheiro, Wanderson Cleiton Araujo-
dc.date.accessioned2025-07-11T18:54:40Z-
dc.date.available2025-07-11-
dc.date.available2025-07-11T18:54:40Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Wanderson Cleiton Araújo. Análise das alterações provocadas pelo ambiente de serviço em motores diesel de utilização naval em rebocadores. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2015. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5149pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5149-
dc.description.abstractSão Luis is a port city and therefore has a daily flow of ships and freighters. The diesel engine is widely used in vessels such as tugs, ferry, etc.., Being efficient and generate lower cost. The working environment of these motors presents adverse conditions mainly due to foreign material, direct metal contact and corrosion. This generates engine wear and moving parts affecting its operation and port activity itself. Therefore, this study aims to conduct a study of the possible factors contributing to the deterioration of marine engines used in tugboats.We study the propagation of defects in diesel engines, formulating thus possible solutions to the problempt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectdefeitospt_BR
dc.subjectmotor dieselpt_BR
dc.subjectdeterioraçãopt_BR
dc.subjectdefectspt_BR
dc.subjectdiesel enginept_BR
dc.subjectdeteriorationpt_BR
dc.titleAnálise das alterações provocadas pelo ambiente de serviço em motores diesel de utilização naval em rebocadorespt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of changes caused by the service environment in diesel engines for naval use in tugboatspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917120223877477pt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Francismar Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6295958903811194pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Maria Amália Trindade de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9969686611290176pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Paulino Cutrim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9891343223401498pt_BR
dc.description.resumoSão Luís é uma cidade portuária e, portanto, tem um grande fluxo de navios e cargueiros diários. O Motor diesel é muito usado em embarcações tais como, rebocadores, ferry boat, e outros tipos, por ser eficiente e gerar menor custo. O ambiente de trabalho desses motores apresenta condições adversas devido principalmente a material estranho, contato metálico direto e corrosão. Isso gera o desgaste do motor e de suas peças móveis comprometendo seu funcionamento e a própria atividade portuária. Por isso, o presente trabalho tem como meta realizar um estudo dos possíveis fatores que contribuem para a deterioração dos motores de utilização naval em rebocadores. Estudaremos a propagação de defeitos em motores diesel, formulando assim, possíveis soluções para o problemapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

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