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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5149
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Pinheiro, Wanderson Cleiton Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-11T18:54:40Z | - |
dc.date.available | 2025-07-11 | - |
dc.date.available | 2025-07-11T18:54:40Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Wanderson Cleiton Araújo. Análise das alterações provocadas pelo ambiente de serviço em motores diesel de utilização naval em rebocadores. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2015. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5149 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5149 | - |
dc.description.abstract | São Luis is a port city and therefore has a daily flow of ships and freighters. The diesel engine is widely used in vessels such as tugs, ferry, etc.., Being efficient and generate lower cost. The working environment of these motors presents adverse conditions mainly due to foreign material, direct metal contact and corrosion. This generates engine wear and moving parts affecting its operation and port activity itself. Therefore, this study aims to conduct a study of the possible factors contributing to the deterioration of marine engines used in tugboats.We study the propagation of defects in diesel engines, formulating thus possible solutions to the problem | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | defeitos | pt_BR |
dc.subject | motor diesel | pt_BR |
dc.subject | deterioração | pt_BR |
dc.subject | defects | pt_BR |
dc.subject | diesel engine | pt_BR |
dc.subject | deterioration | pt_BR |
dc.title | Análise das alterações provocadas pelo ambiente de serviço em motores diesel de utilização naval em rebocadores | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of changes caused by the service environment in diesel engines for naval use in tugboats | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7917120223877477 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Francismar Rodrigues de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6295958903811194 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Castro, Maria Amália Trindade de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9969686611290176 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Martins, Paulino Cutrim | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9891343223401498 | pt_BR |
dc.description.resumo | São Luís é uma cidade portuária e, portanto, tem um grande fluxo de navios e cargueiros diários. O Motor diesel é muito usado em embarcações tais como, rebocadores, ferry boat, e outros tipos, por ser eficiente e gerar menor custo. O ambiente de trabalho desses motores apresenta condições adversas devido principalmente a material estranho, contato metálico direto e corrosão. Isso gera o desgaste do motor e de suas peças móveis comprometendo seu funcionamento e a própria atividade portuária. Por isso, o presente trabalho tem como meta realizar um estudo dos possíveis fatores que contribuem para a deterioração dos motores de utilização naval em rebocadores. Estudaremos a propagação de defeitos em motores diesel, formulando assim, possíveis soluções para o problema | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Mecânica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - WANDERSON CLEITON ARAUJO PINHEIRO - BEL. EM ENG.MECÂNICA - CCT UEMA 2015.pdf | PDF A | 1.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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