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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5120
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Lima, Vanderson Eduardo | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-04T21:06:11Z | - |
dc.date.available | 2025-07-04 | - |
dc.date.available | 2025-07-04T21:06:11Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Vanderson Eduardo. "Meu nego deixa eu te contar" a questão étnico-racial e a contribuição da história pública no combate ao racismo: um análise do samba-enredo da Mangueira 2019. 2024. 99f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5120 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5120 | - |
dc.description.abstract | This research discusses the connection between ethnic-racial relations and Public History, through the samba-enredo "História para Lunar Gente Grande" (History to Lull Grown-Ups) by Mangueira from 2019, as a possible alternative for valuing black identity and combating racism. This approach aims to understand the pedagogical practices developed to implement an anti-racist education, emphasizing the contribution of Afro-Brazilians and Africans in the construction of Brazil. The dialogue between the samba-enredo by Mangueira (2019), Public History and the importance of implementing Law 10.693/03 allows us to break with dominant narratives and promote a greater diversity of historical perspectives. To this end, we searched through literary and documentary bibliographic references, on the theme that proposes the education of ethnic-racial relations and other relevant themes such as school curriculum and teaching-learning practices that value black protagonism, in order to overcome traditional narratives. We conducted qualitative documentary research using written sources, such as the synopsis of the samba theme song, and audiovisual sources, including the samba school parade, found on the YouTube platform. This was used to articulate a critical debate to codify the subjectivities found in the lyrics of the theme song. The relevance of this study lies in recognizing the importance of preserving Afro-Brazilian culture and reflecting critically on society and its current challenges. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | História Pública | pt_BR |
dc.subject | Samba-enredo | pt_BR |
dc.subject | História para ninar gente grande | pt_BR |
dc.subject | Mangueira | pt_BR |
dc.subject | Identidade negra | pt_BR |
dc.subject | Combate ao racismo | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject | Afro-brasileiros | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.693/03 | pt_BR |
dc.subject | Carnavais negros | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história - educação antirracista | pt_BR |
dc.title | "Meu nego deixa eu te contar" a questão étnico-racial e a contribuição da história pública no combate ao racismo: um análise do samba-enredo da Mangueira 2019 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | LIMA, V. E. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Friderichs, Lidiane Elizabete | - |
dc.contributor.advisor1ID | FRIDERICHS, L. E. | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cirino , Raissa Gabrielle Vieira | - |
dc.contributor.referee1ID | CIRINO, R. G. V. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9924974769240080 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa discute a conexão entre as relações étnico-raciais e a História Pública, através do samba-enredo "História para Ninar Gente Grande", da Mangueira de 2019, como uma alternativa possível para a valorização da identidade negra e o combate ao racismo. Essa abordagem tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas para efetivar uma educação antirracista, enfatizando a contribuição dos afro-brasileiros e africanos na construção do Brasil. O diálogo entre o samba-enredo da Mangueira (2019), a História Pública e a importância da implementação da Lei 10.693/03 permite romper com as narrativas dominantes e promover uma maior diversidade de perspectivas históricas. Para isso, buscamos problematizar através de referências bibliográficas literárias e documentais, sobre o tema que propõe a educação das relações étnico-raciais e outras temáticas relevantes como currículo escolar e práticas de ensino-aprendizagem que valoriza o protagonismo negro, a fim de superar de narrativas tradicionais. Desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo documental, com uso de fontes escritas, como a sinopse do samba-enredo, e audiovisuais, com o desfile da escola de samba, encontrada na plataforma do You Tube, assim articulou-se o debate crítico para codificar as subjetividades encontradas na letra do enredo. A relevância de realizar este estudo está em reconhecer a importância de preservar a cultura afro-brasileira e refletir de forma crítica sobre a sociedade e seus desafios atuais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História do Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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