Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5120
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Vanderson Eduardo-
dc.date.accessioned2025-07-04T21:06:11Z-
dc.date.available2025-07-04-
dc.date.available2025-07-04T21:06:11Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationLIMA, Vanderson Eduardo. "Meu nego deixa eu te contar" a questão étnico-racial e a contribuição da história pública no combate ao racismo: um análise do samba-enredo da Mangueira 2019. 2024. 99f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5120pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5120-
dc.description.abstractThis research discusses the connection between ethnic-racial relations and Public History, through the samba-enredo "História para Lunar Gente Grande" (History to Lull Grown-Ups) by Mangueira from 2019, as a possible alternative for valuing black identity and combating racism. This approach aims to understand the pedagogical practices developed to implement an anti-racist education, emphasizing the contribution of Afro-Brazilians and Africans in the construction of Brazil. The dialogue between the samba-enredo by Mangueira (2019), Public History and the importance of implementing Law 10.693/03 allows us to break with dominant narratives and promote a greater diversity of historical perspectives. To this end, we searched through literary and documentary bibliographic references, on the theme that proposes the education of ethnic-racial relations and other relevant themes such as school curriculum and teaching-learning practices that value black protagonism, in order to overcome traditional narratives. We conducted qualitative documentary research using written sources, such as the synopsis of the samba theme song, and audiovisual sources, including the samba school parade, found on the YouTube platform. This was used to articulate a critical debate to codify the subjectivities found in the lyrics of the theme song. The relevance of this study lies in recognizing the importance of preserving Afro-Brazilian culture and reflecting critically on society and its current challenges.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectHistória Públicapt_BR
dc.subjectSamba-enredopt_BR
dc.subjectHistória para ninar gente grandept_BR
dc.subjectMangueirapt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectCombate ao racismopt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectAfro-brasileirospt_BR
dc.subjectLei 10.693/03pt_BR
dc.subjectCarnavais negrospt_BR
dc.subjectEnsino de história - educação antirracistapt_BR
dc.title"Meu nego deixa eu te contar" a questão étnico-racial e a contribuição da história pública no combate ao racismo: um análise do samba-enredo da Mangueira 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDLIMA, V. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Friderichs, Lidiane Elizabete-
dc.contributor.advisor1IDFRIDERICHS, L. E.pt_BR
dc.contributor.referee1Cirino , Raissa Gabrielle Vieira-
dc.contributor.referee1IDCIRINO, R. G. V.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9924974769240080pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa discute a conexão entre as relações étnico-raciais e a História Pública, através do samba-enredo "História para Ninar Gente Grande", da Mangueira de 2019, como uma alternativa possível para a valorização da identidade negra e o combate ao racismo. Essa abordagem tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas para efetivar uma educação antirracista, enfatizando a contribuição dos afro-brasileiros e africanos na construção do Brasil. O diálogo entre o samba-enredo da Mangueira (2019), a História Pública e a importância da implementação da Lei 10.693/03 permite romper com as narrativas dominantes e promover uma maior diversidade de perspectivas históricas. Para isso, buscamos problematizar através de referências bibliográficas literárias e documentais, sobre o tema que propõe a educação das relações étnico-raciais e outras temáticas relevantes como currículo escolar e práticas de ensino-aprendizagem que valoriza o protagonismo negro, a fim de superar de narrativas tradicionais. Desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo documental, com uso de fontes escritas, como a sinopse do samba-enredo, e audiovisuais, com o desfile da escola de samba, encontrada na plataforma do You Tube, assim articulou-se o debate crítico para codificar as subjetividades encontradas na letra do enredo. A relevância de realizar este estudo está em reconhecer a importância de preservar a cultura afro-brasileira e refletir de forma crítica sobre a sociedade e seus desafios atuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - VANDERSON EDUARDO LIMA.pdfPDF A1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.