Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Ludimila Soares-
dc.date.accessioned2025-06-04T18:55:48Z-
dc.date.available2025-06-04-
dc.date.available2025-06-04T18:55:48Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationMELO, Ludimila Soares. Fronteiras de imagens: cinema e conflitos agrários no ensino de História. 2024. 81f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4954pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4954-
dc.description.abstractThe present monographic work aims to analyze the documentary "Fronteiras de Imagens" by the Maranhense filmmaker Murilo Santos, and to discuss its use as a didactic tool for teaching History. Produced in 2009, the documentary consists of memories of experiences lived by the director himself during his contact with the families of Centro do Bala, especially with the settler Domingos Bala and his family, located in the region of the Carú River Valley, in pre Amazon Maranhão. This monograph seeks to briefly situate the trajectory of filmmaker Murilo Santos, bringing to light his field of action addressed in his cinematographic works. Thus, the analysis of his documentary "Fronteiras de Imagens" (2009) is essential to use it for teaching History in the classroom. The documentary under review is composed of images recorded by Murilo himself and narrated by him about the situations experienced by those families between 1979 and 1986, also addressing the production used to make the award winning documentary "Bandeiras Verdes" (1988). The work seeks ways to apply the studied documentary in the school environment to promote education of young people about the agrarian issue in Contemporary Maranhão, considering the challenges and possibilities when using cinema as a tool in History teaching. Thus, Murilo Santos has become a reference in the editing of films about rural life in Maranhão, exposing his denunciations and criticisms through his art, cinema, resulting in a rich material to be critically analyzed, reflecting on the relationship between Cinema and History and the use of cinema as a pedagogical resource for teaching History.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFronteiras de imagenspt_BR
dc.subjectMurilo Santospt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectCinema maranhensept_BR
dc.subjectCinema - Ensino de históriapt_BR
dc.subjectVale do rio Carúpt_BR
dc.subjectAmazônia maranhesept_BR
dc.subjectBandeiras Verdespt_BR
dc.subjectMaranhão Contemporâneopt_BR
dc.subjectCinema-Históriapt_BR
dc.subjectFronteiras de imagenspt_BR
dc.subjectLuta pela terrapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectImage borderspt_BR
dc.subjectMurilo Santospt_BR
dc.subjectBrazilian cinemapt_BR
dc.subjectCinema - Teaching historypt_BR
dc.subjectCaru River Valleypt_BR
dc.subjectMaranhão Amazonpt_BR
dc.subjectGreen Flagspt_BR
dc.subjectContemporary Maranhãopt_BR
dc.subjectCinema-Historypt_BR
dc.subjectImage borderspt_BR
dc.subjectFight for landpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.titleFronteiras de imagens: cinema e conflitos agrários no ensino de Históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDMELO, L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0314980372842319pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Marcia Milena Galdez-
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA, M. M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5280441501940287pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, VIviane Barbosa de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3555-7461pt_BR
dc.contributor.referee1IDBARBOSA, V. O.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697398324818667pt_BR
dc.contributor.referee2Caldas, Leide Ana Oliveira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6387-9441pt_BR
dc.contributor.referee2IDCALDAS, L. A. O.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0990204423423277pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico possui como objetivo a análise do documentário Fronteiras de Imagens do cineasta maranhense Murilo Santos, e a discussão do seu uso como ferramenta didática para o ensino de História. Produção realizada em 2009, é composta por memórias de experiências vivenciadas pelo próprio diretor no período em que esteve em contato com as famílias do Centro do Bala, especialmente com o assituante Domingos Bala e sua família, localizado na região do Vale do rio Carú, na Amazônia maranhense. Esta monografia busca situar de forma sucinta a trajetória do cineasta Murilo Santos, trazendo à tona a sua área de pesquisa através de seus trabalhos cinematográficos. Assim, a análise de seu documentário Fronteiras de Imagens (2009) é imprescindível, a fim de utilizá-lo para o ensino de História em sala de aula. O documentário em análise, compõe-se de imagens registradas pelo próprio Murilo e sujeitas a narração do mesmo a respeito das situações vividas por aquelas famílias entre os anos de 1979 e 1986. O cineasta aborda a produção utilizada para a realização do premiado documentário Bandeiras Verdes (1988). O trabalho busca meios para aplicar o documentário estudado no ambiente escolar, a fim de promover uma educação aos jovens a respeito da questão agrária no Maranhão Contemporâneo, tendo em vista desafios e possibilidades, ao utilizar o cinema como instrumento do ensino de História. Dessa forma, Murilo Santos tornou-se referência na montagem de filmes acerca do mundo rural no Maranhão, expondo suas denúncias e críticas por meio da sua arte, o cinema, resultando assim em um rico material para ser analisado criticamente, a partir da reflexão da relação entre Cinema e História, e do uso do cinema como recurso pedagógico para o ensino de História.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqHistória Regional do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqCinemapt_BR
dc.subject.cnpqRoteiro e direção cinematográficospt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - LUDIMILA SOARES MELO.pdfPDF A1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.