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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/494
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Porto, Íris maria Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-18T21:24:46Z | - |
dc.date.available | 2018-12-18T21:24:46Z | - |
dc.date.issued | 2008-01 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/494 | - |
dc.description | 395 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2008.Orientador: Profa. Dra. Violeta Refkalefsky Loureiro. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho investiga o brinquedo enquanto elemento da cultura material e simbólica objetivando discutir suas mudanças e significados na cultura da modernidade diante da globalização da indústria cultural. Foca essa discussão em quatro categorias de brinquedos: tradicional, industrial, regional e virtual, que atualmente compõem o ato de brincar. Tem como hipótese principal a assertiva de que há uma apropriação no brincar de valores, crenças, hábitos, ética, sistema de linguagem e materiais de uma dada cultura, na medida em que os brinquedos estão intimamente relacionados ao que está acontecendo na sociedade, suas ideologias e valores. E ainda que ao manusear um brinquedo a criança possui entre as mãos uma imagem que permite ações e manipulações em harmonia com as representações sugeridas pela indústria de bens culturais. Pensa o brinquedo na cultura da modernidade como um produto mercantilizado em que suas imagens, significados e simbologias são reflexos do olhar da sociedade para a infância. Utiliza como campo empírico do brincar, São Luís do Maranhão, como um lugar para perceber as mudanças, e como sujeitos da pesquisa, crianças de duas situações sócio-econômicas diferentes, pais de quatro grupos diversos, lojistas e artesãos. Utiliza como método o dialético e como tipo de pesquisa, a qualitativa. Apresenta como resultado a constatação de que o brinquedo na cultura da modernidade dispõe de um potencial de sedução produzido por um fetichismo do produto para o consumo, que é globalizado, com perfil, funções e significados para se adequar a todos os universos infantis dos diversos lugares; consequentemente enfrenta a inevitável característica de equilibrar o global e o regional. Conclui que a cultura da modernidade trouxe perdas e ganhos para o ato de brincar na passagem do modelo artesanal de produção para o industrial, no contexto moderno de pasteurização do “étnico”, do “original”, do “exótico”. Conclui ainda que as mudanças que percebemos no brinquedo nas últimas quatro décadas do século XX não estão limitadas a ele, mas a um sistema que foi instituído e que implica em transformação, concernentes à cultura popular infantil e, além disso, ao lugar da criança na cultura da modernidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFPA | pt_BR |
dc.subject | Brinquedo | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Consumo | pt_BR |
dc.title | Brincar é coisa séria ? Um estudo do brinquedo na cultura da modernidade | pt_BR |
dc.type | dissertation | pt_BR |
dc.identifier.cdu | D 304.44:[37:688] | - |
Aparece nas coleções: | DOUTORADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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IRIS MARIA RIBEIRO PORTO.pdf | 4.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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