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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4947
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Vasconcelos, Lucas de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-03T18:36:40Z | - |
dc.date.available | 2025-06-03 | - |
dc.date.available | 2025-06-03T18:36:40Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Lucas de Carvalho. Estudo de caso: análise das causas, do método de solução aplicado e impacto de uma ponte em construção que ficou abaixo do nível da água em uma estrada maranhense. 2017. 73f. Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4947 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4947 | - |
dc.description.abstract | The paper deals with a case study, evidencing the problems and solutions adopted on the construction of the Bridge over the Igarapé do Arvoredo, 40 meters span, located between the stakes 1979 + 00 to 1981 + 00 of the MA-318 Highway , which, still under construction, was found below the water level of the river in the maximum flood. In this case study is reviewed the foundation of the studies carried out in which the design of the bridge project was based, the execution according to the project and the justification of such event. In finding the causes, the solution applied with regard to project changes and impacts is studied, both in the execution of the work and in the final budget, where the financial reflection of this event can be identified. It is interesting to note the measures taken based on a premise of implementation that the recovery of the bridge should be based on the assumption of taking advantage of the existing structure, avoiding higher costs. With the possession of the obtained data, actions for the event not to be repeated can be developed from this work, where it shows exactly the consequences that this phenomenon produces, avoiding rework, giving agility and response to the work. In this way, it will serve as a basis for future projects applied in the region, with the same characteristics, be it preventive and corrective intervention, helping to avoid unexpected issues | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Enchente máxima | pt_BR |
dc.subject | Ponte | pt_BR |
dc.subject | Alteração de Projeto | pt_BR |
dc.subject | Maximum flood | pt_BR |
dc.subject | Bridge | pt_BR |
dc.subject | Project Change | pt_BR |
dc.title | Estudo de caso: análise das causas, do método de solução aplicado e impacto de uma ponte em construção que ficou abaixo do nível da água em uma estrada maranhense | pt_BR |
dc.title.alternative | Case study: analysis of the causes, the solution method applied and the impact of a bridge under construction that was below the water level on a road in Maranhão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hortegal, Ivar Ribeiro | - |
dc.contributor.referee1 | Lima Filho, João Aureliano de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6164898763379070 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Clodoaldo César Malheiros | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6498743637260371 | pt_BR |
dc.description.resumo | trabalho discorre a respeito de um estudo de caso, evidenciando os problemas e soluções adotadas sobre a construção da Ponte sobre o Igarapé do Arvoredo, de 40 metros de vão, situado entre as estacas 1979+00 à 1981+00 da Rodovia MA-318, que, ainda em obras, encontrou-se abaixo do nível da água do rio na enchente máxima. Neste estudo de caso é revista a fundamentação dos estudos realizados na qual a elaboração do projeto da ponte foi embasada, a execução conforme o projeto e a justificativa de tal evento. Ao encontrar as causas, é estudada a solução aplicada no que diz respeito as alterações de projeto e impactos, seja na execução da obra e no orçamento final, onde se pode identificar o reflexo financeiro deste acontecimento. Interessante notar as medidas tomadas partindo de uma premissa de execução de que a recuperação da ponte deveria partir do pressuposto de aproveitar a estrutura existente, evitando custos maiores. Com posse dos dados obtidos, ações para que o evento não se repita poderão ser desenvolvidas a partir deste trabalho, onde mostra exatamente as consequências que este fenômeno produz, evitando retrabalho, dando agilidade e resposta para a obra. Dessa forma, servirá de base para futuros projetos aplicados na região, com mesmas características, seja intervenção preventiva e corretiva, contribuindo para evitar problemas inesperados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - LUCAS DE CARVALHO VASCONCELOS - BACHARELADO EM ENG.CIVIL - CCT UEMA 2017.pdf | PDF A | 3.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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