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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4935
Título: | Os indígenas nos livros didáticos de história: uma análise sobre as representações presentes nos livros didáticos do Novo Ensino Médio |
Autor(es): | Cidreira, Brenno Carlos Silva |
Orientador: | Santos, Sandra Regina Rodrigues dos |
Membro da Banca: | Ferreira, Márcia Milena Galdez |
Membro da Banca: | Friderichs, Lidiane Elizabete |
Data do documento: | 2024-04-03 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso visa problematizar as representações dos povos indígenas presentes nos livros didáticos, tendo em vista que por muitos séculos, as representações dos povos indígenas eram carregadas de visões carregadas de estereótipos, estigmas e romantizações, não levando em conta a diversidade e a pluralidade cultural sobre esses povos. Os livros didáticos são importantes ferramentas para o processo ensino aprendizagem nas escolas brasileiras e eles são por diversas vezes o primeiro contato dos alunos com a diversidade social e cultural existente no mundo. Neles estão presentes discursos e imagens que são agenciadores de conhecimentos capaz de induzir e estimular no aluno a aprendizagem e assim estimular o senso crítico. É importante que esses livros didáticos sejam capazes de abarcar a diversidade cultural que rodeia aqueles que os utilizam, promovendo discursos inclusivos e reconhecedores sobre as diversas contribuições dos povos indígenas na construção da sociedade brasileira, se distanciando assim de uma visão homogênea, estereotipada, romantizada e cheia de estigmas que por séculos foi se cristalizando sobre os povos indígenas e suas culturas. |
Resumo: | This course conclusion work aims to problematize the representations of indigenous peoples present in textbooks, considering that for many centuries, representations of indigenous peoples were filled with views full of stereotypes, stigmas and romanticizations, not taking diversity into account. and the cultural plurality of these peoples. Textbooks are important tools for the teaching-learning process in Brazilian schools and they are often students' first contact with the social and cultural diversity that exists in the world. They contain speeches and images that are agents of knowledge capable of inducing and stimulating learning in the student and thus stimulating critical sense. It is important that these textbooks are able to encompass the cultural diversity that surrounds those who use them, promoting inclusive and recognizing discourses about the diverse contributions of indigenous peoples in the construction of Brazilian society, thus distancing themselves from a homogeneous, stereotypical, romanticized and full of stigmas that have been crystallizing for centuries on indigenous peoples and their cultures. |
Palavras-chave: | Povos Indígenas Livros didáticos Estereótipos indígenas Escolas brasileiras Diversidade social Diversidade cultural Novo Ensino Médio Olavo Leonel Ferreira Centro Educa Mais Prof.ª Margarida Pires Leal Indigenous Peoples Textbooks Indigenous stereotypes Brazilian schools Social diversity Cultural diversity New High School Olavo Leonel Ferreira Educa Mais Center Professor Margarida Pires Leal |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
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