Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4921
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Antônia de Castro-
dc.date.accessioned2025-05-30T18:37:19Z-
dc.date.available2025-05-30-
dc.date.available2025-05-30T18:37:19Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.citationANDRADE, Antônia de Castro. Ensino de história sobre a escravidão negra no sertão sul - maranhense na segunda metade do século XIX disponibilizada em portal educativo. 2025. 216f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4921pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4921-
dc.description.abstractThe present work studies the relations that enslaved/established between themselves and between free and freedmen/as, in the sertões of Good Pastures, in the south of the State of Maranhão, in the second half of the nineteenth century. The study shows how history teaching has accompanied these issues. Despite the advances that the debates on the historiography that works the black slavery have achieved, in the last decades, there are still school narratives in which the/the enslaved/the are seen/and portrayed/them only as goods/things that lived immersed/them in relations based exclusively on violence, mainly physical. In the effort to present other readings on black slavery in the southern Maranhão, research in historical documents is very valuable. Points out perspectives that can help to problematize teaching and learning methodologies on enslaved people. In addition to violence, their lives were also marked by strategies of resistance that enabled them/them to create various forms of (re)exist. This thesis subsides the educational product website Docsul: black slavery in the southern Maranhão, where educators/ as and researchers/ as has access to texts, documents and activities related to the dynamics of the daily lives of men and women enslaved/ those of the sertões sul-maranhenses in the nineteenth century.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscravidãopt_BR
dc.subjectSul-maranhensept_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectWebsite Docsulpt_BR
dc.subjectPastos Bonspt_BR
dc.subjectSertão maranhensept_BR
dc.subjectResistência negrapt_BR
dc.subjectEnsino de história - escravidãopt_BR
dc.subjectJustino Alberto Limapt_BR
dc.subjectAmancia Pereira de Mirandapt_BR
dc.subjectIgnez da Cunha Ribeiropt_BR
dc.subjectTrabalho escravopt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais de Informações e Comunicações - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectSlaverypt_BR
dc.subjectHistória do Maranhão - século XIXpt_BR
dc.subjectSociedade - Pastos Bonspt_BR
dc.subjectNegros - Pastos Bonspt_BR
dc.subjectSouth Maranhaopt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMaranhao hinterlandpt_BR
dc.subjectBlack resistancept_BR
dc.subjectTeaching history - slaverypt_BR
dc.subjectSlave laborpt_BR
dc.subjectDigital Information and Communication Technologies - Teaching Historypt_BR
dc.subjectHistory of Maranhao - 19th centurypt_BR
dc.subjectSociety - Good Pasturespt_BR
dc.subjectNegros - Pastos Bonspt_BR
dc.subjectBlacks - Good Pasturespt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.titleEnsino de história sobre a escravidão negra no sertão sul - maranhense na segunda metade do século XIX disponibilizada em portal educativopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.IDANDRADE, A. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2979486518404403pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Yuri Michael Pereira-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, Y. M. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7987544224880905pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Raimundo Inácio Souza-
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, R. I. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7829574717856862pt_BR
dc.contributor.referee2Cirino, Raíssa Gabrielle Vieira-
dc.contributor.referee2IDCIRINO, R. G. V.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9924974769240080pt_BR
dc.contributor.referee3Abrantes, Elizabeth Sousa-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4087-0057pt_BR
dc.contributor.referee3IDABRANTES, E. S.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7559467621216584pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Tatiana Raquel Reis-
dc.contributor.referee4IDSILVA, T. R. R.pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1154566878083509pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho estuda as relações que escravizados/as estabeleciam entre si e entre livres e libertos/as, nos sertões de Pastos Bons, no sul do Estado do Maranhão, na segunda metade do século XIX. O estudo mostra como o ensino de História tem acompanhado essas questões. Apesar dos avanços que os debates sobre a historiografia que trabalha a escravidão negra tenham alcançado, nas últimas décadas, ainda há narrativas escolares em que os/as escravizado/as são vistos/as e retratados/as apenas como mercadorias/coisas que viviam imersos/as em relações pautadas, exclusivamente, na violência, principalmente a física. No esforço de apresentar outras leituras sobre a escravidão negra nos sertões sul maranhenses, a pesquisa em documentos históricos se mostra de grande valia. Aponta perspectivas que podem ajudar a problematizar as metodologias de ensino e aprendizagem sobre as pessoas escravizadas. Além da violência, suas vidas também eram marcadas por estratégias de resistência que os/as possibilitavam criar diversas formas de (re)existirem. Esta tese subsidia o produto educacional website Docsul: escravidão negra no sertão sul maranhense, onde educando, educadores/as e pesquisadores/as tem acesso a textos, documentos e atividades relacionadas com a dinâmica do cotidiano de homens e mulheres escravizados/as dos sertões sul-maranhenses no século XIX.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - PPGHISTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Doutorado Profissional em História - CECEN - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE - ANTÔNIA DE CASTRO ANDRADE - PPGHIST CECEN UEMA 2025.pdfPDF A3.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.