Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4910
Título: Escrevivência, interseccionalidade e ensino de História na obra de Conceição Evaristo
Autor(es): Santos, Vitctória Karine Mattos dos
Orientador: Ferreira, Marcia Milena Galdez
Membro da Banca: Silva, Tatiana Raquel Reis
Membro da Banca: Moraes, Claudia Letícia Gonçalves
Membro da Banca: Abrantes, Elizabeth Sousa
Data do documento: 2024-08-22
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Neste trabalho abordaremos as experiências de mulheres negras nos livros Becos da Memória (2006) e Olhos D9água (2016), da autora Conceição Evaristo, numa abordagem interseccional. A partir da história cultural, discutiremos a relevância da literatura no ensino de História na educação básica, entendendo o romance e os contos selecionados como instrumentos de linguagem valiosos para serem trabalhados em sala de aula, bem como o nosso produto educacional, um livro que conta a história de uma protagonista negra em várias fases da vida, desde a infância até a fase adulta, com ênfase no período da adolescência.
Resumo: In this work we will talk about the experiences of black women in the books Becos da Memória (2006) and Olhos D9água (2016), by author Conceição Evaristo, in an intersectional approach. From cultural history, we will discuss the relevance of literature in teaching History in basic education, understanding the novel and selected short stories as valuable language instruments to be worked on in the classroom, as well as our educational product, a book which tells the story of a black protagonist at various stages of life, from childhood to adulthood, with an emphasis on the period of adolescence.
Palavras-chave: Conceição Evaristo
Becos da memória
Olhos d'água
Interseccionalidade
Literatura negra-feminina
Conceição Evaristo
Becos da Memória
Olhos d'água
Intersectionality
Black- female literature
História cultural
Educação básica
Literatura - Ensino de História
Educação antirracista
Educação libertadora
História social
Dororidade
Afrorresiliência
Identidade negra - Brasil
Cultural history
Basic education
Literature - Teaching History
Anti-racist education
Liberating education
Social history
Pain
Afro-resilience
Black identity - Brazil
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO – VICTÓRIA KARINE MATTOS DOS SANTOS – PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdfPDF A773.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.