Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4910
Título: | Escrevivência, interseccionalidade e ensino de História na obra de Conceição Evaristo |
Autor(es): | Santos, Vitctória Karine Mattos dos |
Orientador: | Ferreira, Marcia Milena Galdez |
Membro da Banca: | Silva, Tatiana Raquel Reis |
Membro da Banca: | Moraes, Claudia Letícia Gonçalves |
Membro da Banca: | Abrantes, Elizabeth Sousa |
Data do documento: | 2024-08-22 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Neste trabalho abordaremos as experiências de mulheres negras nos livros Becos da Memória (2006) e Olhos D9água (2016), da autora Conceição Evaristo, numa abordagem interseccional. A partir da história cultural, discutiremos a relevância da literatura no ensino de História na educação básica, entendendo o romance e os contos selecionados como instrumentos de linguagem valiosos para serem trabalhados em sala de aula, bem como o nosso produto educacional, um livro que conta a história de uma protagonista negra em várias fases da vida, desde a infância até a fase adulta, com ênfase no período da adolescência. |
Resumo: | In this work we will talk about the experiences of black women in the books Becos da Memória (2006) and Olhos D9água (2016), by author Conceição Evaristo, in an intersectional approach. From cultural history, we will discuss the relevance of literature in teaching History in basic education, understanding the novel and selected short stories as valuable language instruments to be worked on in the classroom, as well as our educational product, a book which tells the story of a black protagonist at various stages of life, from childhood to adulthood, with an emphasis on the period of adolescence. |
Palavras-chave: | Conceição Evaristo Becos da memória Olhos d'água Interseccionalidade Literatura negra-feminina Conceição Evaristo Becos da Memória Olhos d'água Intersectionality Black- female literature História cultural Educação básica Literatura - Ensino de História Educação antirracista Educação libertadora História social Dororidade Afrorresiliência Identidade negra - Brasil Cultural history Basic education Literature - Teaching History Anti-racist education Liberating education Social history Pain Afro-resilience Black identity - Brazil |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO – VICTÓRIA KARINE MATTOS DOS SANTOS – PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdf | PDF A | 773.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.