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Título: Os Tentehar-Guajajara no centro-sul maranhense e os projetos assimilacionistas republicanos (1890-1940): agências indígenas em um romance histórico bilíngue
Autor(es): Everton, Carlos Eduardo Penha
Orientador: Pachêco Filho, Alan Kardec Gomes
Membro da Banca: Corrêa, Helidacy Maria Muniz
Membro da Banca: Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
Membro da Banca: Basílio, Romário Sampaio
Membro da Banca: Dornelles, Soraia Sales
Data do documento: 2025-01-07
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo fundamental analisar os projetos educacionais assimilacionistas introduzidos entre os Tentehar-Guajajara no centro-sul maranhense, nas primeiras décadas da República (1890 a 1940) e debater, no âmbito dessas ações, suas bases ideológicas, trajetória histórica, características gerais do funcionamento das ações implantadas e seus desdobramentos em meio às agências dos indígenas daquela etnia. A partir desta pesquisa convencionou-se denominar tais empreitadas como parte de dois projetos. O primeiro, em uma ordem cronológica, é nomeado no trabalho como cristão-civilizatório (a cargo da Ordem Capuchinha) e está centrado nas relações entre religiosos e a etnia pesquisada, embora reconheça a grande importância da perspectiva econômica ali posta, com o pressuposto dessas ações como caminho para incorporação dos indígenas ao sistema capitalista em através de uma forma comum de exploração, produzindo excedentes a partir de seu sobre trabalho, supostamente devendo ser remunerados em dinheiro, incorporando ritmos de trabalho estipulados externamente, possuindo noção de propriedade individual e não coletiva, por exemplo. O segundo projeto, chamado de nacional-civilizatório (sob a gestão do Serviço de Proteção aos Índios, o SPI), no aspecto da apropriação do fruto do trabalho de outrem, mantém a característica similar, porém em novo cenário e sob uma outra perspectiva política, social e ideológica, em razão de suas articulações às conjunturas específicas à ordem republicana mais voltada a uma outra forma de integração dos povos indígenas ao corpus social "nacional". Em cada cenário dessas empreitadas, foram analisadas as documentações acerca das definições sobre política indigenista no Brasil e no Maranhão, compreendendo o recorte temporal entre as décadas de 1890 e 1940. Ao mesmo tempo, considerando a pesquisa ser oriunda de um Programa de Pós-Graduação Profissional, bem como a importância da Lei nº11.645/08 e, sobretudo, como parte dos estudos e investigações realizados sendo direcionados a um fim prático, da sala de aula, desenvolveu-se uma ferramenta didática para o ensino de História (indígena, sobretudo): um romance histórico ambientado na cosmovisão do Povo TenteharGuajajara. Embora pensado para esse fim e preferencialmente voltado ao ambiente escolar, esse produto poderá (e deverá) ser utilizado não apenas em escolas indígenas ou não indígenas, mas por quaisquer públicos interessados na temática. Essa obra resulta, simultaneamente, da vivência do autor na região centro-sul do Maranhão, de sua experiência docente no Instituto Federal do Maranhão (IFMA/Campus Barra do Corda) e no compartilhamento de experiências e diversos aprendizados com os povos indígenas dessa espacialidade, em particular os TenteharGuajajara. Nessa <ficção-histórica=, extrapolando o enredo em si (que retrata o corte temporal abordado na pesquisa), são debatidos, com sutileza e profundidade, conceitos e categorias também presentes na tese, com o intuito de provocar reflexões e questionamentos acerca da história indígena no Maranhão, especificamente considerando o enfoque deste trabalho.
Resumo: The main objective of this research is to analyze the assimilationist educational projects introduced among the Tentehar-Guajajara in the south-central region of Maranhão in the first decades of the Republic (1890 to 1940) and to discuss, within the scope of these actions, their ideological bases, historical trajectory, general characteristics of the functioning of the implemented actions and their developments among the agencies of the indigenous people of that ethnic group. Based on this research, it was agreed to refer to these endeavors as part of two projects. The first, in chronological order, is named in the work as Christian-civilizing (under the responsibility of the Capuchin Order) and is centered on the relations between religious people and the ethnic group researched, although it recognizes the great importance of the economic perspective presented there, with the assumption of these actions as a path to the incorporation of indigenous people into the capitalist system through a common form of exploitation, producing surpluses from their overwork, supposedly to be remunerated in money, incorporating externally stipulated work rhythms, having a notion of individual and not collective property, for example. The second project, called national-civilizational (under the management of the Indian Protection Service, the SPI), in terms of the appropriation of the fruits of someone else's labor, maintains a similar characteristic, but in a new scenario and from a different political, social and ideological perspective, due to its articulations with specific circumstances of the republican order, more focused on another form of integration of indigenous peoples into the <national= social corpus. In each scenario of these endeavors, the documentation on the definitions of indigenous policy in Brazil and Maranhão was analyzed, covering the period between the 1890s and 1940s. At the same time, considering that the research originated from a Professional Postgraduate Program, as well as the importance of Law No. 11.645/08 and, above all, as part of the studies and investigations carried out with a practical purpose in mind, in the classroom, a teaching tool was developed for teaching History (especially indigenous History): a historical novel set in the worldview of the TenteharGuajajara People. Although designed for this purpose and preferably aimed at the school environment, this product can (and should) be used not only in indigenous or non-indigenous schools, but by any audience interested in the subject. This work is the result of the author's experience in the south-central region of Maranhão, his teaching experience at the Instituto Federal do Maranhão (IFMA/Campus Barra do Corda) and the sharing of experiences and diverse learnings with the indigenous peoples of this spatiality, in particular the Tentehar Guajajara. In this "historical fiction", going beyond the plot itself (which portrays the time period addressed in the research), concepts and categories also present in the thesis are debated with subtlety and depth, with the aim of provoking reflections and questions about indigenous history in Maranhão, specifically considering the focus of this work.
Palavras-chave: Ensino de História
Tentehar-Guajajara
Brasil República
Projetos assimilacionistas
Sertão maranhense
Capuchinhos
Serviço de Proteção aos Índios
Centro-sul maranhense
Ordem Capuchinha
Religiosos
Lei nº11.645/2008
Povos originários
Transição - Império - República
Política indigenista
Cristianismo - sertão maranhense
Projeto cristão-civilizatório - Barra do Corda
Barra do Corda - Maranhão
E-book
Teaching History
Brazil Republic
Assimilationist projects
Maranhao hinterland
Capuchins
Indian Protection Service
South-central Maranhao
Capuchin Order
Religious
Law No. 11,645/2008
Indigenous peoples
Transition - Empire - Republic
Indigenous policy
Christianity - backlands of Maranhao
Christian-civilizing project - Barra do Corda
Corda Barra - Maranhao
Aparece nas coleções:Doutorado Profissional em História - CECEN - Teses

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